Más notícias para quem investiu em um pequeno projeto de criptomoedas conhecido como AriseBank. Isso porque, segundo o site Ars Technica, o projeto foi oficialmente fechado pela Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) dos EUA, mesmo após supostamente conseguir um investimento de US$ 600 milhões e conseguir até mesmo o suporte de figuras como o boxeador Evander Holyfield.

O motivo para o fechamento seria por culpa de o AriseBank não ter sido registrado oficialmente na agência – algo obrigatório para um projeto cujo ICO se apresenta como sendo um fundo de investimentos legal. Vale notar que o banco prometia uma série de outros serviços, como a adição da moeda digital AriseCoin, uma plataforma de identificação AriseID e até um sistema operacional, de nome AriseOS.

Promessas fraudulentas

Só isso, é claro, já seria suficiente para deixar muita gente com um pé atrás; ainda mais considerando que um dos fundadores do banco estaria atualmente em condicional por crimes de roubo e adulteração de documentos governamentais. Não limitada a isso, a SEC ainda afirma que os fundadores do banco teriam feito ao menos duas declarações fraudulentas ao vender sua criptomoeda.

A primeira delas foi com relação a afirmar que a AriseBank estava atualmente trabalhando com “diversas parceiras globais” para seu projeto; em especial, com a companhia de tecnologia financeira Marqeta, para ter suporte a pagamentos pela rede Visa. A ideia, segundo o projeto, era oferecer o cartão AriseCard, para fazer pagamentos em crédito apoiadas por diversas criptomoedas diferentes. Diante disso, porém, a própria empresa afirmou que esse relacionamento nunca havia existido.

Já a segunda declaração afirmava que a AriseBank tinha adquirido um banco segurado pela FDIC chamado KFMC Bank Holding Company – o que, por sua vez, permitiria a eles oferecer produtos únicos em comparação a outros projetos de criptomoedas. No entanto, a própria SEC provou que isso era uma mentira, já que a KFMC não era segurada pela FDIC. Como resultado, reguladores do Texas ordenaram que o projeto deixasse de se descrever como um banco e deixasse de fazer seus negócios no estado.

Em meio a tanta polêmica, ao menos parece que o público a sair perdendo com a decisão não é exatamente grande: com apenas 48 seguidores em seu subreddit oficial, é difícil imaginar que os interessados no AriseBank eram um número muito maior.

Cupons de desconto TecMundo: