O que você pode esperar da CES 2018

4 min de leitura
Imagem de: O que você pode esperar da CES 2018

O ano do mundo da tecnologia só começa de verdade depois dos grandes anúncios que costumam acontecer na CES. O evento deste ano tem início no dia 9 de janeiro, mas as grandes marcas de eletrônicos já devem começar a apresentar seus produtos um pouco antes com conferências fechadas para a imprensa.

Contudo, é interessante ressaltar que a CES 2018 — em Las Vegas, EUA — não deve trazer muitos novos smartphones, uma vez que a MWC — realizada no fim de fevereiro em Barcelona — é normalmente o palco para as grandes fabricantes desse segmento. Mas praticamente todo o resto do que pode ser considerado tecnologia deve marcar sua presença na CES 2018.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

TVs

Os aparelhos de TV podem ser considerados o grupo de eletrônicos mais tradicional da feira. Todas as grandes e pequenas fabricantes desse segmento estarão lá e devem lançar algumas novidades em produtos finalizados e também em protótipos, apresentando tecnologias de display ainda mais estranhas e impressionantes.

Por isso, fique de olho nas novidades da Sony, da LG e da Samsung no que se refere a displays de alta resolução, especialmente 8K com tecnologia HDR em vários padrões. A tendência para esse ano, inclusive, deve ser televisores com mais de um padrão HDR e sistemas operacionais mais simples, porém mais funcionais.

lg tv

Carros elétricos e autônomos

A Ford tem uma conferência marcada para acontecer durante a CES 2018, e a empresa deve trazer vários conceitos de carros elétricos, mas os grandes lançamentos mesmo devem acontecer durante o Salão do Automóvel em Detroit, nos EUA. Outras marcas menores, como a Tesla e a Byton — que contratou boa parte do talento que saiu da Faraday Future — devem mostrar seus atuais produtos e, talvez alguma novidades no evento.

elon musk tesla

Assistentes digitais

Com a popularização do Google Assistente e da Alexa da Amazon, é muito provável que os estandes deste ano na CES 2018 estejam cheios de alto-falantes inteligentes de várias marcas capazes de interagir com os usuários através desses dois assistentes digitais. É possível que inclusive algumas opções com a Siri da Apple apareçam.

Utilidades domésticas

Os dispositivos domésticos conectados pelos padrões da Internet das Coisas devem aparecer novamente em massa na CES 2018. Estamos falando tanto de novas invenções quanto de releituras conectadas de eletrônicos mais tradicionais, como geladeiras, máquinas de lavar e por aí vai.

Eletrônicos focados no cuidado pessoal, como uma linha de espelhos inteligentes da Simplehuman para ajudar o usuário a se arrumar para várias condições climáticas, devem ser a novidade mais interessante.

espelho inteligente

VR e AR

Enquanto aparelhos de realidade virtual não conquistaram de fato o grande público —basicamente por ainda não oferecerem uma boa biblioteca de conteúdo feito nativamente para esse tipo de experiência —, os sistemas de realidade aumentada estão prosperando e ganhando mais adeptos. Por isso, é possível que apareçam vários dispositivos interessantes nessa linha durante a CES 2018: óculos de realidade aumentada, apps que fazem uso dos sistemas de AR da Google e da Apple, entre outros. A Microsoft, por sua vez, também poderia fazer alguma demonstração para essa área durante a feira.

Notebooks sempre conectados e PCs

O mercado de PCs voltou a crescer em 2017, especialmente nos segmentos mais “extremos”, como o hardware de ponta para games e dispositivos finos e portáteis com muita eficiência energética. Ainda em dezembro,HP e ASUS anunciaram seus primeiros notebooks rodando no chip Snapdragon 835, desenvolvidos inicialmente para smartphones, e devem aparecer para mostrar algumas novidades desses dispositivos e também oferecer uma oportunidade de demonstração para um grupo maior de pessoas.

Espera-se também uma grande quantidade de novidades no mundo de hardware top de linha para gamers, como mouses, teclados, soluções para streaming, e por aí vai.

asus novago

Vestíveis

2017 não foi o ano dos dispositivos vestíveis no mercado global, como esperavam analistas há três ou quatro anos. Os aparelhos, assim como os dispositivos de VR, não conseguiram atrair o público propriamente. Em 2018, esse segmento deve encontrar outros focos para se manter relevantes. O cuidado com a saúde deve ser a principal aposta de empresas desse segmento, e devemos ver algumas provas disso durante a feira.

Biometria

A Apple reviveu o interesse do mercado no reconhecimento biométrico facial com o lançamento do iPhone X. Logo em seguida, marcas como a OnePlus colocaram tecnologias similares em destaque em seus aparelhos e, durante a CES 2018, muitas outras grandes e pequenas devem brincar com a novidade requentada. Fora isso, novidades no que tange ao reconhecimento de impressões digitais diretamente na tela de smartphones e outros eletrônicos devem aparecer por lá também.

face id

Smartphones

Por fim, chegamos ao tópico que nossos leitores mais gostam: smartphones. Infelizmente, essa feira não é exatamente a mais voltada para esse segmento, mas a Samsung deve mostrar durante a CES a sua geração de 2018 da linha Galaxy A. Rumores sobre um suposto Galaxy A8 focado em selfies já vêm pipocando na web, bem como informações sobre a possibilidade de os modelos dessa linha terem telas no formato 18,5:9 — a mesma do Galaxy S8 — neste ano.

A Sony também pode apresentar alguns intermediários, e a Huawei deve lançar algumas de suas novidades da marca Honor. Os grandes anúncios desse segmento, contudo, ficam mesmo para a MWC 2018, que acontece no fim de fevereiro.

O que mais?

A CES é palco para uma quantidade absurda de gadgets malucos. Robôs de todos os tipos vão marcar presença, inclusive alguns que poderão desempenhar tarefas domésticas simples. Drones novamente estarão pode toda parte, conseguindo voar mais alto e mais longe, e acessórios para smartphones também formarão o “grosso” da feira. Fique ligado ao TecMundo para saber mais sobre a CES 2018.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.