Um dos executivos mais veteranos do Google está saindo agora também da companhia criada para gerenciá-lo. Trata-se de Eric Schmidt, que anunciou nesta quinta-feira (21) que está deixando o cargo de presidência da Alphabet.

Em um comunicado oficial, a empresa informa que ele agora será apenas um "conselheiro técnico" e membro do conselho. As mudanças serão aplicadas já a partir de janeiro, quando um "presidente não-executivo" será apontado. É possível que o agora aposentado Schmidt passe a atuar mais com as companhias da Alphabet ligadas à saúde, pesquisas em medicina e bem-estar.

Schmidt está por lá desde 2001, quando foi chamado já para um cargo de gerência e acabou CEO da Google no mesmo ano por sua experiência com engenharia e negócios — os dois cofundadores, Sergey Brin e Larry Page, ainda eram recém saídos da universidade. Ele chegou dez anos mais tarde à presidência e só deixou o cargo para cuidar da holding Alphabet, oficializada em 2015.

E o futuro?

"Larry (Page), Sergey (Brin), Sundar (Pichai) e eu acreditamos que é a hora certa na evolução da Alphabet para essa transição. A estrutura dela está funcionando bem, a Google o setor de Outras Apostas estão prosperando. Nos últimos anos, gastei muito do meu tempo em assuntos de ciência, tecnologia e filantropia. Planejo expandir esse meu trabalho", explicou Schmidt.

Cupons de desconto TecMundo: