A China às vezes parece um universo paralelo do nosso. Além das evidentes diferenças culturais do país asiático para os estilos de vida de vários países ocidentais, a estrutura fechada de sua internet acabou gerando o surgimento de gigantes locais que basicamente não precisam do resto do mundo para se tornarem umas das maiores empresas do mundo.

Exemplo disso é a Tencent, companhia de internet chinesa fundada em 1998 e atualmente o quinto maior portal da web do planeta. Graças às recentes valorizações de suas ações, comercializadas a uma cotação equivalente a US$ 54 na bolsa valores, a empresa é avaliada em US$ 510 bilhões e se torna a primeira chinesa a alcançar essa marca.

Destaque em várias frentes

A Tencent se destaca em várias frentes, controlando em torno de sim uma gama diversa de negócios. Apesar de atuar no ramo dos eSports, das redes sociais, do comércio eletrônico e da música, entre outros, o grande trunfo da companhia para o seu crescimento é o WeChat, o “WhatsApp chinês”.

O aplicativo reúne em torno de si mais de 980 milhões de usuários ativos todos os meses, o que o coloca como o terceiro aplicativo do gênero mais usado no mundo, atrás apenas do WhatsApp e do Messenger. Além de simplesmente permitir o envio e recebimento de mensagens, o WeChat serve ainda para trocar pagamentos e acessar notícias, entre outros recursos, o que torna cada vez mais uma opção válida para os chineses e para pessoas de outros países.

Cupons de desconto TecMundo: