Samsung vai produzir processadores de servidor com 10 nm para Qualcomm

1 min de leitura
Imagem de: Samsung vai produzir processadores de servidor com 10 nm para Qualcomm

Samsung vai fabricar em massa o primeiro processador de servidor de 10 nm para a Qualcomm. Chamado Centriq 2400, ele vai ser o primeiro chip de alto desempenho baseado em ARM projetado para cargas de trabalho em nuvem em data centers.

“A Samsung e a Qualcomm Datacenter Technologies ampliaram uma colaboração de uma década para fabricar o Qualcomm Centriq 2400, o primeiro processador de servidor do mundo construído na primeira tecnologia de processo FinFET de 10 nanômetros”, disse ES Jung, presidente e gerente geral do setor de processadores da Samsung.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pequeno e poderoso

A Qualcomm continua aumentando a parceria com a produção de processadores da Samsung

A família de processadores Qualcomm Centriq 2400 é uma solução de nível de plataforma de chip único, construída usando o processo FinFET de 10 nanômetros da Samsung com 18 bilhões de transistores em apenas 398 mm². Ele contém até 48 núcleos single-thread de 64 bits de alto desempenho que funcionam com uma frequência de até 2,6 GHz. Os núcleos estão conectados por um barramento de anel segmentado bidirecional com 250 GBps de largura de banda agregada para evitar gargalos de desempenho a plena carga.

A Qualcomm continua aumentando a parceria com a produção de processadores da Samsung. Essa divisão da empresa sul-coreana fez avanços significativos nas tecnologias de produção de chips de 14 nm e 10 nm.

O processo de tecnologia avançada para fabricar em 10 nm da Samsung, com otimizações específicas para alto desempenho, juntamente com o design de SoC da Qualcomm, vai fornecer um processador de servidor verdadeiramente avançado para o mercado de data centers.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.