Apple contrata especializados na tecnologia fotossensível QuantumFilm

1 min de leitura
Imagem de: Apple contrata especializados na tecnologia fotossensível QuantumFilm
Imagem: Pixabay

As câmeras do iPhone sempre foram destaque nos smartphones da Apple e com o aumento do poder da concorrência a companhia sempre está de olho em uma forma de melhorar essa categoria. E as movimentações do mercado indicam que ela segue essa estratégia: a Gigante de Cupertino contratou profissionais e que antes faziam parte do quadro da InVisage, especializada em uma tecnologia fotossensível denominada QuantumFilm.

A investigação sobre o discreto interesse da Maçã na InVisage começou com o blog Image Sensors of the World, que havia recebido a dica de três fontes anônimas, das quais duas confirmaram que a compra da empresa pela Apple foi fechada em julho. Para comprovar os boatos, a página destacou que a InVisage removeu informações sobre perfis de seus empregados e não é mais parceira da Nokia Growth Partners e InterWest Partners.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

QuantumFilm AppleComparação feita pela Invisage com um iPhone 6 e uma câmera com QuantumFilm, ambos em movimento

LinkedIn lista pelo menos seis funcionários da Apple que antes trabalharam na Invisage e dois deles entraram neste ano. O engenheiro de hardware Nail Khaliullin é o mais recente, mudou de ares em julho — a mesma data dos rumores ventilados anteriormente. Ainda não dá para saber com certeza se a transição foi somente de pessoal ou se a firma inteira foi adquirida.

QuantumFilm tem maior alcance dinâmico

Mas por que esse interesse na Invisage? Bem, eles fizeram parte do grupo capitaneado por Ted Sargent, professor de nanotecnologia da Universidade de Toronto. Sargent liderou pesquisas sobre o chamado QuantumFilm: pontos de revestimento quânticos extremamente sensíveis à luz.

Ao depositar QuantumFilm nas microlentes, é possível captar imagens a uma distância maior, incluindo os detalhes de áreas mais claras e escuras — um alcance dinâmico (ou High Dynamic Range — HDR) três vezes maior do que as tecnologias utilizadas nas câmeras atuais, segundo a Invisage.

A Maçã com certeza poderia aplicar a novidade em seus produtos, para otimizar os resultados. A companhia não comentou nada a respeito. Confira um vídeo sobre os recursos do QuantumFilm:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.