TIM lança VoLTE em Curitiba e mostra plano de expansão do 4G para o Brasil

3 min de leitura
Imagem de: TIM lança VoLTE em Curitiba e mostra plano de expansão do 4G para o Brasil

A TIM anunciou hoje (18), durante um evento para a imprensa, a chegada da tecnologia VoLTE a Curitiba. Com isso, os clientes da operadora poderão fazer chamadas de voz com qualidade consideravelmente superior. Em uma demonstração feita pela operadora com smartphones da Samsung, a qualidade do som era semelhante à de uma gravação de áudio de alta definição que você pode fazer com aplicativos dedicados.

A primeira cidade do Brasil a utilizar o VoLTE da TIM foi Brasília, que teve a funcionalidade atividade em junho deste ano. Desde então, já são mais de 300 cidades atendidas, mas quase todas já utilizam a rede 4G da banda dos 700 MHz, que é mais abrangente e adequada para o VoLTE.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

VoLTE da TIM em Curitba

A TIM precisou utilizar um recurso chamado “full dual layer”, que combina a capacidade das frequências em volta dos 1.800 MHz e 2.600 MHz

Como a TV analógica ainda não foi desligada na capital paranaense, a TIM precisou utilizar um recurso chamado “full dual layer”, que combina a capacidade das frequências em volta dos 1.800 MHz e 2.600 MHz. São Paulo e Rio de Janeiro também tinham esse problema, e a TIM começou a usar a mesma solução nessas cidades já em setembro deste ano. Junto com Curitiba, são as únicas cidades com VoLTE fora da faixa dos 700 MHz.

Entretanto, o plano futuro da operadora é trazer essas três localidades para a mesma banda até a segunda metade de 2018. “Quando esta frequência [700 MHz] for liberada, a cobertura será aprimorada, inclusive em ambientes internos”, comentou Marco Di Costanzo, Diretor de Engenharia da TIM Brasil.

Vivo informou ao TecMundo que já está utilizando o VoLTE em algumas cidades Brasileiras, porém apenas em caráter de teste. Até o fim de 2017, a TIM afirma que serão mais de mil cidades com VoLTE e conectividade 4G.

Marco Di CostanzoMarco Di Costanzo, Diretor de Engenharia da TIM Brasil

Além da melhoria na qualidade do áudio, chamadas VoLTE ajudam a economizar a bateria dos smartphones e são conectadas mais rapidamente. Segundo a operadora, o telefone da pessoa no outro lado da linha começa a tocar cerca de 2 segundos depois que você inicia uma chamada. No padrão comum, a espera varia entre 8 e 10 segundos.

Expansão do 4G

Di Costanzo comentou que a TIM tem um plano para investir R$ 12 bilhões no Brasil entre 2017 e 2019. Cerca de 85% desse montante será direcionado à infraestrutura de rede, segundo ele. Atualmente, a TIM tem 2.401 cidades com 4G disponível, sendo que 85% da população brasileira urbana está dentro dessa área de cobertura. No estado do Paraná, faltam apenas 3 cidades para que a cobertura 3G atinja 100% e 71 (de um total de 399) para que o 4G chegue ao mesmo patamar. Só o estado do Rio de Janeiro conta com uma cobertura similar no país.

45% da base de clientes da TIM já usa a rede 4G no Brasil, mas esse pessoal utiliza 71% de todo o tráfego de dados móveis da operadora

É curioso destacar que, de acordo com Di Costanzo, 45% da base de clientes da TIM já usa a rede 4G no Brasil, mas esse pessoal utiliza 71% de todo o tráfego de dados móveis da operadora.

Di Costanzo atribuiu essa expansão da TIM em conectividade móvel à nova estratégia da empresa que coloca a infraestrutura como um de quatro pilares de desenvolvimento da companhia. “Isso é resultado de termos colocado infraestrutura como o centro da nossa estratégia e de termos focado e ouvido mais nossos clientes. No 3G, a Vivo liderou de fato, sua onda de crescimento foi maior. Mas, no 4G, a TIM conseguiu ter uma frequência propagativa melhor, a dos 700 MHz, e estamos apoiando e alavancando nossa expansão nessa frequência”, explicou.

E o 5G?

O diretor de engenharia ainda disse que o Grupo TIM já está fazendo experimentos com o 5G na Itália e afirmou que todo tipo de progresso que for feito por lá estará disponível para a operadora aqui no Brasil. Contudo, a fixação do padrão tecnológico internacional do 5G só deve acontecer em 2020 e, a partir daí, as operadoras começarão a trabalhar na implementação comercial de massa da próxima geração de redes móveis.

No Brasil, uma nova tecnologia para o 5G está em desenvolvimeto no interior de Minas Gerais, pelo Inatel. Confira a entrevista de Carlos Nazareth para o The Brief.

Por enquanto, entretanto, a TIM tem 10 milhões de clientes que ainda usam a rede 2G da empresa, e, por isso, ainda não existe uma previsão para quando essa tecnologia deve ser abandonada pela operadora. “O 2G paulatinamente vai perder importância na nossa rede e só então vamos desligá-lo”, finalizou Di Costanzo.

Confira aqui se o seu smartphone é compatível com o VoLTE da TIM. Smartphones Android são ativados automaticamente pela rede da operadora, mas aparelhos iOS requerem uma configuração especial do usuário. Saiba como fazer isso aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.