Com rede elétrica destruída por furacão, Porto Rico recebe ajuda da Tesla

1 min de leitura
Imagem de: Com rede elétrica destruída por furacão, Porto Rico recebe ajuda da Tesla
Imagem: cec-freedom

O território norte-americano de Porto Rico foi devastado pelo Furacão Maria no fim deste mês de setembro e, desde o dia 20, toda a ilha está sem eletricidade. As linhas de transmissão foram destruídas durante o evento natural, o que impede os cidadãos de armazenar comida na geladeira e usar iluminação durante a noite, além de ficarem sem várias “mordomias” do mundo moderno. Para ajudar essa comunidade, a Tesla está enviando centenas de baterias Powerwall para que seja possível armazenar energia solar durante o dia e continuar usando isso durante a noite.

Esse desastre, entretanto, está sendo encarado como uma oportunidade, já que toda a rede elétrica do território terá que ser reconstruída praticamente do zero. “Queremos nos certificar de que o Caribe migre da energia suja para a energia limpa”, disse Richard Branson, bilionário que está ajudando pessoas necessitadas na região. Ele explicou ainda que sua própria casa em uma ilha caribenha já foi danificada duas vezes por furacões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O próprio Elon Musk também doou US$ 250 mil (~R$ 800 mil) de sua fortuna pessoal para ajudar na reconstrução de áreas devastadas pelo furacão. Não se sabe ainda quando a eletricidade voltará a funcionar de forma natural em Porto Rico, mas, atualmente, cerca de 3,4 milhões de pessoas estão sem esse recurso básico.

Caso você não conheça, as baterias Powerwall da Tesla foram desenvolvidas para armazenar energia captada por painéis solares durante o dia para que os moradores de uma casa equipada com uma delas possam aproveitar o recurso à noite. Anteriormente, painéis solares só eram capazes de manter casas funcionado enquanto havia sol, uma vez que não existia formas práticas e acessíveis de armazenar eletricidade para a noite e dias nublados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.