*Conteúdo Patrocinado

Quem acompanha o TecMundo certamente sabe que, querendo ou não, o Bitcoin está mudando nossas vidas. Mas, como acontece em qualquer outro mercado financeiro, entrar no mundo das criptomoedas não é tão simples assim. Há uma série de fatores que são extremamente importantes a considerar; começando, é claro, pela busca de uma corretora.

A esse ponto, muitos de vocês devem estar se perguntando exatamente o que viria a ser uma “corretora” para Bitcoins. Afinal, você possivelmente já ouviu falar desse nome relacionado ao mercado de ações, mas o que diabos isso tem a ver com criptomoedas, na verdade? Bem, muita coisa, na verdade.

Diante disso, nós nos juntamos mais uma vez ao pessoal da Firebit para explicar aos nossos leitores, em detalhes, como funciona uma corretora para que você possa tirar suas dúvidas antes de entrar no mercado das criptomoedas.

Uma corretora com as vantagens da moeda digital

De maneira resumida, pode-se dizer que as corretoras de criptomoedas são seu equivalente digital das corretoras tão comuns do mercado financeiro. Em ambas, essas prestadoras de serviço servem como intermediárias para que você possa comprar e vender seus ativos – com a diferença, claro, de que as corretoras normais trabalham com ações, apenas.

Assim como as corretoras comuns, as corretoras de Bitcoins servem de intermediárias entre você e a compra e venda de moedas

Antes que você pense que o fato de elas serem apenas “intermediárias” as torna desnecessárias, já avisamos que não é bem assim. De fato, elas não poderiam ser mais essenciais, pois são a principal maneira que temos de comprar e vender criptomoedas. Resumindo: se você quer entrar no mercado de Bitcoins, vai precisar de uma corretora.

Obviamente, não é só isso que você precisa saber sobre uma corretora. Após criar sua conta em um serviço como o da Firebit, é necessário aprender sobre uma série de elementos cruciais para executar transações e cuidar de suas Bitcoins; assim, trazemos um resumo dos mais importantes logo abaixo:

Carteira Virtual

O mais importante de todos os itens da lista. Seu nome é praticamente autoexplicativo: ele serve como sua contraparte física na hora de “guardar” suas criptomoedas. Por “guardar”, no entanto, queremos dizer que você armazena as chaves digitais criptografadas que dão acesso aos endereços públicos de suas moedas e servem de assinatura para suas transações.

Contas Arrecadadoras

Enquanto sua carteira virtual guarda os dados de acesso das suas Bitcoins, as contas arrecadadoras cuidam de todo o valor em dinheiro depositado pelos clientes da corretora – seja para compras recentes ou futuras. Elas, aliás, são contas bancárias de titularidade da própria corretora, mas, como falamos antes, você ainda pode utilizar o dinheiro que depositou nelas para transações normalmente.

Livro de Ofertas

O Livro de Ofertas é uma área no serviço que permite a você ver todas as Ordens de Compra e Ordens de Venda (continue lendo para entender) disponíveis dentro da corretora. Uma vez que tudo acontece em tempo real, usar essa ferramenta é extremamente útil para encontrar negociações recentes.

Ordens de Compra e de Venda

Sem interesse em ficar de olho em cada mudança no mercado para fazer suas transações? Acredite se quiser, isso não é um grande problema. No lugar disso, você pode apenas criar uma Ordem de Compra ou de Venda, que facilita a compra e venda de Bitcoins quando a criptomoeda atinge valores dentro de suas metas.

Fazer isso é mais simples do que parece: basta usar as ferramentas da corretora para estabelecer um valor que você considera suficiente para colocar uma quantidade de suas moedas à venda, por exemplo, ou para comprar uma parte das Bitcoins de outra pessoa. De resto, é só esperar que outra pessoa aceite o valor proposto e realize a transação.

Dito isso, vale constatar o óbvio: embora você possa “engatilhar” basicamente qualquer valor para a compra e a venda de suas criptomoedas, é melhor ficar atento ao andamento do mercado e colocar metas realistas. Afinal, é difícil imaginar que você vá ter sucesso em comprar uma Bitcoin por apenas 1 real (embora, como já vimos antes, não é nada impossível ver o preço dessa moeda virtual simplesmente dobrar do dia para a noite).

Verificação e Prazo

Um dos pontos mais importantes a serem notados, por fim, tem relação com as transações feitas. Para garantir que você não seja vítima de fraudes, compras feitas a partir de certo valor passam por verificações de autenticidade pelas corretoras, em um processo que pode ir de poucos minutos a alguns dias. Visto que isso vem para garantir maior segurança, convenhamos que é um preço válido a pagar.

Entrando com tudo no mercado de Bitcoins

Agora que você já tem uma boa ideia de todas as principais ferramentas e os elementos mais importantes para poder lucrar no mundo das moedas virtuais, tudo o que resta a fazer é conseguir uma corretora, é claro. Mas em qual delas investir? Nossa dica, nesse caso, é apostar na Firebit.

Para quem não conhece, a Firebit, além de nossa parceira nesta matéria, é uma corretora de criptomoedas que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Focada nas Bitcoins, a empresa permite que você faça a compra e venda de moedas através do sistema de livro de ofertas, oferecendo as menores taxas de mercado.

Se interessou? Então é só clicar aqui para conferir o site deles, fazer seu cadastro e começar a investir.

Cupons de desconto TecMundo: