O Indiegogo, segunda plataforma de financiamento coletivo mais popular da web, anunciou hoje (19) o cancelamento da campanha de arrecadação do Frank Phone. O dispositivo era um smartphone Android bastante comum desenvolvido por uma empresa chinesa e anunciado pela startup canadense Frank como um produto de sua própria criação.

Na verdade, os “criadores” do Frank Phone nunca chegaram a afirmar com todas as letras que tinham desenvolvido o celular do zero, mas o material da campanha dava a entender com bastante clareza que esse era o caso. A situação ficou complicada depois que o AndroidPolice apontou várias características suspeitas da campanha, sendo a principal o fato de existir um smartphone praticamente idêntico ao Frank Phone no Alibaba sendo vendido em lote, ou seja, no atacado.

frank phoneImagens divulgadas na campanha do Frank Phone no Indiegogo

Depois de muita polêmica, a startup admitiu que tinha comprado o aparelho desenvolvido por uma outra empresa e pedido apenas que ela alterasse algumas especificações do hardware para tornar o produto mais atraente para o público da América do Norte.

Inicialmente, a campanha de financiamento coletivo do Frank estava marcada para acontecer através do Kickstarter, mas parece que a plataforma não permitiu que isso fosse adiante. O Indiegogo foi a segunda opção, mas, cerca de duas semanas depois de ir ao ar, o projeto do Frank Phone foi cancelado. O Indiegogo afirma que os criadores infringiram seus termos de uso, mas não detalhou especificamente quais regras teriam sido quebradas.

Os usuários que tinham colaborado com a campanha serão reembolsados, e não há informações sobre a possibilidade de o tal smartphone voltar a ser financiado em alguma outra plataforma na web.

Cupons de desconto TecMundo: