Da Google, Projeto Loon está ameaçado por disputa de patentes

1 min de leitura
Imagem de: Da Google, Projeto Loon está ameaçado por disputa de patentes

A essa altura, talvez o Projeto Loon – aquele da Google que pretende levar internet gratuita a pontos mais remotos do planeta utilizando balões – não seja uma novidade para você. Porém, há chances de que a Gigante das Buscas acabe encontrando complicações por conta de uma disputa de patentes travada com a Space Data.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao que tudo indica, a Space Data já havia pensado em algo do gênero em 2008, ano em que a Google tinha planos de comprar a companhia. Porém, parece que a responsável pelo buscador acabou se apropriando de segredos comerciais, entre eles a ideia de utilizar balões para algumas finalidades mais específicas, o que acabou gerando o processo em questão.

A parte curiosa da história é que o cenário está conspirando totalmente a favor da Space Data. No mês passado, o escritório de patentes cancelou o registro que estava sob posse da Google e o repassou para a outra companhia, o que fez esta seguir com o caso na justiça, onde ressalta que a Gigante das Buscas está utilizando um de seus projetos em favor próprio.

E agora, quem poderá ajudar a Google e o Projeto Loon?

Fim do sonho?

Claro, talvez ainda seja cedo para dizer que tal ato coloca um fim no Projeto Loon, mas o fato é que a Google acabou se complicando um pouco com toda essa história. Brian Love, um dos diretores do Instituto de Direito Tecnológico da Escola de Direito da Universidade de Santa Clara, ressalta que a Space Data não está disposta a aceitar um acordo vindo da empresa do buscador, o que possivelmente pode fazer os tribunais cobrarem alguma indenização da parte dela.

Talvez ainda seja cedo para dizer que tal ato coloca um fim no Projeto Loon, mas o fato é que a Google acabou se complicando um pouco com toda essa história

Ainda que a Space Data seja a dona da ideia, não se sabe se ela teria poder de fogo (entenda dinheiro) suficiente para colocar o seu plano em prática. Entretanto, como ela é a responsável pela patente e a ideia é boa, fica a torcida para que esse plano saia do papel um dia, seja por esforços dela ou de outra companhia que queira adquirir esses direitos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.