A multinacional japonesa SoftBank anunciou nesta quinta-feira (8) que fechou um acordo com a Alphabet, a dona do Google, para a aquisição da companhia de robótica do grupo, a Boston Dynamics. A compra reforça a intenção do grupo asiático de desenvolver tecnologia avançada envolvendo robótica, algo que já permeia as suas outras áreas de atuação.

“Hoje, há muitas questões que não podem ser resolvidas por nós mesmos, com as capacidades humanas”, comenta o presidente do Softbank Group Corp Masayoshi Son. “A robótica inteligente será uma chave para a próxima fase da Revolução da Informação, e Marc [Ralbert, presidente e fundador da Boston Dynamics] e a sua equipe da Boston Dyamics são claramente os líderes tecnológicos pioneiros em robótica dinâmica.”

Spot, uma das criações da Boston Dynamics, que agora pertence à Softbanks

E o pacote de aquisição da subsidiária da Alphabet incluiu ainda outro negócio para a Softbank: a compra da companhia japonesa de robôs bípedes Schaft, fundada em 2012 dentro do laboratório de robótica da Universidade de Tóquio.

A Softbank é uma multinacional de origem japonesa com área de atuação bastante diversificada, presente em setores como telecomunicações, internet, inteligência artificial, Internet das Coisas e produção de energia limpa. Os valores da negociação não foram revelados, e o acordo ainda precisa ser submetido à aprovação de órgãos regulatórios.

Cupons de desconto TecMundo: