iPhone continua crescendo e Samsung mantém espaço mesmo com Note 7

2 min de leitura
Imagem de: iPhone continua crescendo e Samsung mantém espaço mesmo com Note 7

A Kantar Worldpanel ComTech revelou seu relatório mais recente de vendas de smartphones por sistema operacional, referente ao quarto trimestre de 2016. Segundo o estudo realizado pela empresa, o iOS manteve seu crescimento anual em todas as regiões avaliadas, com exceção da área urbana da China. O Android também cresceu na maioria dos mercados, exceto por Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Embora o Android ainda tenha o ecossistema maior, a Apple ocupou a liderança das marcas nos EUA e no Reino Unido no último trimestre de 2016. No grupo dos cinco maiores mercados da Europa [Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha e Itália], a Samsung ficou em primeiro e a Huawei, em segundo. Na China urbana, a Maçã não conseguiu recapturar a liderança, que permanece ocupada pela Huawei”, afirmou Lauren Guenveur, diretora de insight de consumidores da Kantar.

Polêmicas sem consequências

Especificamente nos Estados Unidos, o iOS ficou com o total de 44,4% das vendas de smartphones no quarto trimestre de 2016, um crescimento representativo em comparação com os 39,1% atingidos no mesmo período do ano anterior. O Android, por sua, vez, ficou com 54,4% do mercado dos EUA no último trimestre do ano passado, número 4,7% menor do que o alcançado em 2015.

Os líderes da lista de smartphones mais vendidos indicam que pontos polêmicos não afastaram consumidores

Os grandes responsáveis pela alta da Apple foram o iPhone 7 e o 7 Plus, que foram os dispositivos mais vendidos durante o período de festas de fim de ano, com 28% do total de aparelhos comercializados. O ponto mais impressionante, no entanto, é o fato de a Samsung ter mantido uma fatia de mercado apenas 0,9% menor do que no ano anterior, fechando 2016 com 28,5% mesmo depois das explosões do Galaxy Note 7. O S7 foi o terceiro celular mais vendido.

“Considerando que o iPhone 7 ocupou o topo da lista, a falta de uma entrada para fones de ouvidos comuns não foi um grande problema para os consumidores – e a repercussão dos problemas das baterias do Galaxy Note 7 também não foi um fator significativo”, pontuou Guenveur. Ainda assim, o total de vendas de smartphones caiu no quarto trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo os dados levantados.

Participação de cada sistema operacional nas vendas nos principais mercados mundiais

E o Brasil?

Falando especificamente do Brasil, a Kantar divulgou que o Android continua dominando com folga total o mercado. Em 2016 como um todo, o sistema da Google estava em 92,4% dos aparelhos comercializados no território tupiniquim, enquanto o iOS ficou com 4,9% e o Windows Phone, com 2%.

Divisão do smartphones vendidos no Brasil em 2016 por sistema operacional

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.