Vendas e participação de mercado são números importantes para as grandes corporações do mundo, mas percepção de valor por parte do consumidor é outro aspecto importante para as marcas dos mais diversos segmentos.

Todos os anos, a FutureBrand realiza uma pesquisa para conferir como está a imagem das principais companhias do mundo perante os consumidores, realizando assim um top 100 para classificar o favoritismo das marcas.

No ano passado, a Google havia tomado o lugar da Apple na primeira posição, uma tendência natural, uma vez que a companhia vinha se popularizando bastante em vários ramos. Todavia, neste ano, a Apple conquista novamente o primeiro lugar e, para o espanto de alguns, a Google sequer aparece no ranking.

Isso mesmo, a gigante das buscas não está entre as favoritas do mundo, mas o motivo é mais do que óbvio. Após a decisão de mudança na estruturação da empresa, a Google Inc. mudou seu nome para Alphabet, de modo que o nome Google só é usado para fazer referência a uma parte específica da companhia.

Como o nome Alphabet é pouco conhecido, as pessoas muitas vezes nem se lembram da existência da companhia, de modo que ela conquistou o 21º lugar. A posição ainda é bem surpreendente, já que estamos tratando de uma “nova” empresa no ranking. Outras grandes marcas — incluindo Coca Cola, Nestlé, IBM e McDonalds — ficaram bem abaixo desta posição.

O top 10 ficou assim:

1 – Apple (subiu uma posição)

2 – Microsoft (subiu uma posição)

3 – Samsung (subiu 4 posições)

4 – Walt Disney (sem alterações no posicionamento)

5 – AbbVie (sem alterações no posicionamento)

6 – Facebook (subiu 15 posições)

7 – Toyota (subiu quatro posições)

8 – Amazon (subiu 26 posições)

9 – Celgene (sem alterações no posicionamento)

10 – Gilead (desceu 4 posições)

Para você, qual é a companhia número 1 do mundo? Você mudaria muito o ranking?

Cupons de desconto TecMundo: