Os melhores dispositivos de 2016: veja os campeões do público e do TecMundo

5 min de leitura
Imagem de: Os melhores dispositivos de 2016: veja os campeões do público e do TecMundo

Como já é tradicional no TecMundo todo final de ano, disponibilizamos para os leitores uma lista de dispositivos eletrônicos – entre smartphones, notebooks, câmeras de ação, placas de vídeo e outros – que se destacaram durante 2016. Aqui na redação, também nos reunimos para eleger os melhores em cada categoria e contamos agora o resultado para você.

Vale lembrar que subdividimos a categoria smartphones em três, justamente pela grande quantidade de dispositivos disponíveis no mercado. Os leitores e redatores puderam votar nos melhores celulares de entrada, intermediários e top de linha. Decidimos reunir os dois campeões de cada categoria (quando não acontece de serem o mesmo dispositivo) para que o leitor compare a opinião do público e do TecMundo.

Confira, portanto, a seguir, os grandes campeões entre os dispositivos eletrônicos do ano de 2016.

Melhor smartphone de entrada

Lenovo Moto G4 (redação e público)

O Lenovo Moto G4 foi unanimidade entre leitores e redatores do TecMundo. Além de ser um dos celulares mais vendidos do país, o dispositivo já é a quarta geração da linha Moto G e faz um sucesso enorme em países de economia emergente, como o Brasil e a Índia. Com processador da Qualcomm de 8 núcleos, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, o dispositivo caiu nas graças de quem quer um bom aparelho por preço baixo.

Lenovo Moto G4

Melhor smartphone intermediário

Lenovo Moto Z Play (redação e público)

Entre os aparelhos intermediários, mais uma unanimidade e mais um aparelho da Lenovo: o Moto Z Play, um dispositivo mais avançado do que o Moto G4 e que veio para ocupar o lugar do Moto X Play no mercado. Além de seus 3 GB de memória RAM, o Moto Z Play possui processador Snapdragon  625 de 8 núcleos, câmera traseira de 16 megapixels OmniVision e uma bateria que, segundo o fabricante, é a mais duradora já feita para um celular até o momento de seu lançamento.

Lenovo Moto Z Play

Melhor smartphone top de linha

Google Pixel (redação) e Samsung Galaxy S7 Edge (público)

Servindo como o dispositivo de lançamento para o Android Nougat, o Google Pixel é o famoso celular “puro” da empresa, ocupando o lugar da finada linha Nexus. Liberado no último mês de outubro para pré-venda, o dispositivo ganhou o coração dos fãs de dispositivos com Android. Ao contrário do Nexus, o Pixel é comercializado com a marca da Google, apesar de ser fabricado pela HTC, que não assina o projeto.

Google Pixel

Já o Galaxy S7 Edge, o queridinho dos leitores, é o atual carro-chefe da Samsung, a empresa que dominou o top 5 celulares mais vendidos no Brasil em 2016. Com seu design moderno que agradou a maioria dos fanáticos por smartphones, o dispositivo funciona com os processadores Exynos 8890 ou Snapdragon 820, tem 4 GB de memória RAM, tela de 5,5 polegadas e 32 GB de armazenamento que podem ser expandidos com um cartão micro SD.

Samsung Galaxy S7 Edge

Melhor Smartwatch

ASUS ZenWatch 3, Pebble 2 e Garmin Active HR [empate] (redação) e Samsung Gear S3 (público)

A briga foi boa (no melhor dos sentidos) na hora de escolher o melhor relógio inteligente de 2016, tanto que a redação criou um empate entre três dispositivos: o ZenWatch 3, da ASUS, com design redondo e que funciona com o sistema Android Wear; o Pebble 2, terceira geração de smartwatches da Pebble e que foi custeado por uma campanha no Kickstarter, famoso site de crowdfunding; e o Garmin Active HR, cujo foco são praticantes de esportes que querem controlar seus batimentos cardíacos e muito mais.

ASUS ZenWatch 3, Pebble 2 e Garmin Active HR

Já entre os leitores, o campeão de 2016 foi o Samsung Gear S3, o smartwatch da companhia sul-coreana que funciona com o sistema operacional criado pela própria empresa, o Tizen. Com dois modelos disponíveis no mercado (Classic e Frontier), o relógio inteligente da Samsung possui tela circular de 1,3 polegadas com 278ppi, 4 GB de armazenamento interno e carregamento de bateria sem fio.

Samsung Gear S3

Melhor Notebook ou Ultrabook

Surface Book com Performance Base (redação e público)

Tanto leitores quanto redatores do TecMundo consideraram o Surface Book com Performance Base o melhor notebook de 2016. Seja pela característica 2 em 1 que torna o dispositivo um laptop e um tablet simultaneamente, seja pela base que aumenta os recursos já impressionantes do dispositivo, não teve quem não ficou impressionado com o computador portátil da Microsoft.

Microsoft Surface Book com Performance Base

Melhor hardware ou acessório gamer

HTC Vive (redação e público)

Desenvolvido em conjunto pela HTC e pela Valve, a criadora da Steam, a escolha do Vive como melhor hardware ou acessório gamer pode ser um sinal muito positivo de que os dispositivos de realidade virtual se consolidem de vez muito em breve no mundo dos jogos eletrônicos. Em ação desde abril de 2016, o Vive é capaz de dar um grau de realidade muito maior a games e outras aplicações que ainda devem ser muito exploradas no futuro imediato.

HTC Vive

Melhor Placa de Vídeo

GeForce GTX 1080 (redação e público)

Apresentando-se como uma das placas de vídeo mais poderosas da categoria, a GeForce GTX 1080 da NVIDIA deixou todas as concorrentes para trás em nossa enquete, tanto para redatores quanto para público. Com um clock impressionante de 1,6 GHz e 8 GB de memória RAM, a placa possui um bandwidth de 320 GB por segundo e consegue reproduzir os gráficos mais insanos dos games mais modernos.

NVIDIA GeForce GTX 1080

Melhor Câmera de Ação

GoPro HERO5 Black (redação e público)

Líder na categoria, a GoPro HERO5 Black também venceu a categoria entre redação e leitores. Capaz de realizar filmagens em 4K em 30 fps, ela possui resistência à água em até 10 metros de profundidade, controle através de comandos de voz, estabilização eletrônica de imagem e tela de 2 polegadas.

GoPro HERO5 Black

Eletrônico do Ano

Microsoft Surface Studio (redação e público)

O Microsoft Surface Studio é um PC poderoso capaz de transformar seu desktop em um estúdio de edição de imagens. Concorrente direto dos Macs – os favoritos dos designers e artistas gráficos –, o Surface Studio possui tela de 28 polegadas com resolução de 4500x3000, funciona com processador da sexta geração i5 ou i7 da Intel, possui 32 GB de memória RAM e armazenamento de 2 TB. Além disso, tem o Surface Mouse e o Surface Keyboard, feitos especificamente para tornar a experiência do usuário ainda melhor.

Microsoft Surface Studio

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.