Índia deve enviar satélite a Marte em 2013

1 min de leitura
Imagem de: Índia deve enviar satélite a Marte em 2013

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

De acordo com uma notícia publicada pela BBC, a Índia pretende enviar um satélite de exploração a Marte em novembro de 2013. Seguindo o anúncio feito pela China — que planeja enviar um veículo exploratório também no ano que vem —, tudo parece indicar que a temporada de visitas ao Planeta Vermelho está oficialmente aberta.

O satélite indiano deverá ser enviado a partir do porto espacial Sriharikota, localizado no Golfo de Bengala. Segundo a BBC, o governo financiará US$ 41 milhões dos mais de US$ 100 milhões que a missão deverá custar, e o objetivo dos cientistas é orbitar ao redor de Marte e coletar informações sobre a geologia, o clima, a origem, a evolução e a sustentabilidade da vida no planeta.

Essa não é a primeira vez que os indianos se aventuram no espaço. Eles enviaram sondas espaciais à Lua há quatro anos, trazendo de volta a primeira evidência física da história de presença de água no satélite. Com o novo destino, a Índia pretende mostrar ao mundo que também tem capacidade tecnológica para entrar nessa nova corrida de exploração espacial.

Fonte: BBC

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.