Alerta falso de vírus durante navegação infesta aparelhos da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Alerta falso de vírus durante navegação infesta aparelhos da Apple
Imagem: Thinkstock

Vários donos de iPods, iPhones e iPads estão relatando um problema curioso durante a navegação pela internet. Ao acessar determinados sites, uma janela surge avisando que o seu dispositivo foi infectado com um vírus e que há um serviço capaz de removê-los.

Como você já deve suspeitar, o aviso é completamente falso: não há essa quantidade de malwares para iOS, o seu aparelho está seguro e a tal solução sugerida para o problema é o Onavo Extend, um app que supostamente turbina a conexão do seu dispositivo e é até bem avaliado na loja virtual da Apple — ou seja, ele não remove vírus, mas também não é um malware em si.

O TecMundo também obteve uma dessas janelas. Curiosamente, ela tem a mascote do Android inclusa e avisa sempre que o gadget tem "13 vírus" que "danificarão seu cartão SIM e apagarão os seus contatos". Ao clicar em "Instalar" ou "Remova os vírus já" nos avisos, você é aparentemente redirecionado à App Store já na página do Onavo.

O problema estaria relacionado a banners de propaganda ou a determinadas provedoras — e, neste caso, o DNS seria o culpado pela exibição dessas janelas. Aparentemente, fora a instalação do Onavo e a irritação constante do usuário, não há outros danos causados pelo aviso. Ainda assim, só a existência de uma brecha assim já é algo preocupante.

De acordo com o blog MacMagazine, que também relatou o caso, uma das sugestões é utilizar um DNS seguro para navegação, como o OpenDNS ou o da Google. Para trocar os números do seu, acesse "Ajustes", depois "WiFi" e clique no ícone em forma da letra "i" que fica ao lado da conexão em que você está.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.