Falha no Spotlight do OS X Yosemite expõe informações dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Falha no Spotlight do OS X Yosemite expõe informações dos usuários

Um erro que pode colocar dados dos usuários em risco foi descoberto dentro do sistema de pesquisa do Spotlight no Mac OS X Yosemite. De acordo com informações do site de notícias Slash Gear, a brecha permite aos hackers acessarem informações de localização sem o seu conhecimento.

O acesso é obtido via spam. No Spotlight, o email pode obter acesso ao seu endereço de IP, assim como detalhes do sistema. Mas aparentemente, o problema só está acontecendo para quem usa o Apple Mail. Se você usa clientes de terceiros, isso não deve ocorrer.

Abrindo imagens automaticamente

O Spotlight no OS X Yosemite é capaz de pesquisar tudo dentro do seu Mac, pelo menos o que diz respeito a Apple e seus produtos. Dessa forma, o recurso é capaz de abrir automaticamente todas as imagens linkadas dentro de um arquivo HTML, colocando o sistema em risco.

Pior ainda: o Spotlight é capaz de abrir previamente os emails com as imagens. É exatamente neste momento que os hackers podem conseguir os dados sobre o IP do seu computador. O recurso também pode ser rastreado por agências de marketing, por exemplo.

Desative já

Você pode resolver esse problema rapidamente. Para isso, basta acessar as preferências do Spotlight e destativara opção "Emails e notícias". Outra forma de contornar o problema é instalando este plugin. Ele deve ser copiado para a pasta /Library/QuickLook. Em seguida, você deverá reiniciar o Mac ou executar o comando terminal "qlmanage-r".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.