Quais novidades o Gnome 3 pode trazer para os usuários?

2 min de leitura
Imagem de: Quais novidades o Gnome 3 pode trazer para os usuários?

O Gnome 3 nem saiu do papel direito e as especulações em torno dele já começaram. Batizado com o codinome de Chicago por seus criadores, a nova versão da interface Gnome já virou notícia na rede, e especulações a respeito das inovações que ela vai trazer é o que não faltam.

Além da melhoria visual na interface dos sistemas, o Gnome 3 também promete trazer muito mais rapidez para as telas do sistema operacional, agilizando não apenas o boot mas o SO de uma maneira geral.

IMPORTANTE!

Todos os fatos descritos abaixo neste artigo são apenas especulações. O Portal Baixaki não se responsabiliza pelas modificações que o Gnome 3 poderá sofrer até o seu lançamento oficial. Por isso avisamos: não tome os fatos que você encontrar abaixo como verdades absolutas. São apenas suposições do que o novo sistema de interfaces do Unix pode um dia ter.

Novos ícones, novas funções

O painel superior do Gnome 3 pode trazer novos ícones e permitir o acesso às mais diversas funcionalidades do sistema. É o que mostram as imagens abaixo, nas quais é possível visualizar o usuário acessando configurações de vídeo, idioma, Bluetooth, rede e visualizando informações mais detalhadas a respeito da bateria do notebook.

(Fonte: YOS - http://yopensource.com/)

Visual modificado

A modificação da interface é um dos itens mais esperados pelos usuários que utilizam o Gnome. A nova versão, por sua vez, traz um visual mais “dark” para o sistema operacional, exibindo todas as opções e janelas na cor preta. Mas se enganaram aqueles que haviam pensado que a nova interface ficaria muito pesada e ruim para visualizar.

Muito pelo contrário, as modificações de cor deram uma aparência bem diferente à parte gráfica do sistema. Além disso, o gerenciamento para diversos desktops agora exibe uma miniatura da Área de trabalho para que o usuário consiga se achar em meio a tantas opções.

Agora é 3.0

O Gnome continua a fornecer o ambiente de trabalho agradável e prático, como sempre fez. A diferença agora é que ele pode apresentar uma nova interface graças ao Gnome Shell e ao Diário de Atividades Gnome, o qual ajudará o usuário a encontrar arquivos de maneira bem mais simples e rápida.

Enquanto isso, o Gnome Shell torna muito mais simples a adição de novas Áreas de trabalho à tela principal, basta que o usuário clique no símbolo "+" presente no canto direito inferir da tela. É possível ainda arrastar aplicações e arquivos de uma Área de trabalho para outra apenas arrastando a janela desejada em direção ao desktop de destino.

O Tomboy Online também está previsto para sair nesta versão do Gnome, mas como já citado, tudo não passa de conjecturas. Com esse aplicativo o usuário poderia sincronizar e acessar todas as anotações criadas no Tomboy. Tudo isso pode ser feito pela internet, o que torna muito mais simples o acesso aos dados.

Vale lembrar

Lembre-se de que o Gnome 3 ainda se encontra em fase de desenvolvimento, podendo ocorrer qualquer tipo de erro quando você menos esperar. A utilização do novo ambiente gráfico é por total conta e risco do usuário.

Interface geral do Gnome

O Linux é famoso por surpreender quando o assunto é a interação do sistema com os usuários. A nova forma de trabalho supostamente proposta pelo Gnome 3 é mais uma agradável e prática inovação oferecida. Transferir programas e documentos de uma Área de trabalho para a outra nunca foi tão simples.

Agora, resta esperar o lançamento oficial do Gnome e ver quais das excelentes ferramentas citadas se concretizam e passam a fazer parte do pacote. Enquanto isso não acontece, que tal deixar um comentário com a sua opinião a respeito das opções que vão realmente fazer parte do Gnome 3?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.