LG G5: confira a evolução da principal linha de smartphones da LG

4 min de leitura
Imagem de: LG G5: confira a evolução da principal linha de smartphones da LG

Neste domingo (21), a LG apresentou oficialmente o LG G5, o seu mais novo smartphone. Esse aparelho é considerado um passo importante para a empresa sul-coreana, que trouxe mudanças interessantes em relação aos seus antecessores. Confira, no infográfico acima, uma evolução dessa linha de aparelhos da companhia.

Câmera dupla

Um dos vários rumores acerca do LG G5 era a presença de uma câmera dupla na parte traseira do smartphone. Essa novidade se confirmou e se transformou em um dos principais destaques do novo aparelho da sul-coreana.

Modular

Além da câmera dupla, outro destaque do LG G5 que surpreendeu o público é a sua capacidade modular, uma novidade que ainda não havia vazado para os consumidores. Esse smartphone pode receber alguns itens a mais para expandir suas funcionalidades, como um módulo de câmera ou um para aprimorar do som.

O CAM Plus, por exemplo, é um acessório que pode proporcionar a “pegada, conveniência e controle de uma câmera DSLR”. O módulo vai oferecer foco automático, exposição fixa e uma variedade de botões e controles físicos, como aquele para ajustar a velocidade do obturador e zoom, além de acionar a gravação. Esse módulo ainda vai expandir a capacidade de bateria do LG G5 para mais 1.200 mAh.

Outro módulo que será oferecido para o LG G5 é o Hi-Fi Plus. Esse player de música portátil foi desenvolvido em parceria com a B&O Play e vai suportar playback de 32 bits e 384 KHz de alta definição. O acessório pode ser usado com o smartphone da LG ou de forma separada, podendo até mesmo se conectar com um PC ou outro dispositivo móvel.

"Amigos"

Na apresentação oficial do LG G5, a empresa sul-coreana também revelou uma série de acessórios que funcionarão com o novo smartphone. Esses são considerados os "amigos" do aparelho e terão uma etiqueta que os identificará. Estamos falando do LG 360 Cam, LG 360 VR, LG Rolling Bot e do LG Smart Controller.

O LG 360 Cam será um acessório que permitirá a captura de fotos e vídeos em 360°. A LG também anunciou uma parceria com a Google e o Street View para familiarizar os consumidores com o novo dispositivo. Já o LG 360 VR é um óculos de realidade virtual que se destaca por ser leve e bastante funcional. A empresa sul-coreana garante que ele pesa 1/3 de seus concorrentes e proporciona imagens até 20% mais nítidas.

O LG Rolling Bot é um robô em formato esférico com uma proposta mais lúdica. O acessório poderá ser controlado de forma remota, servindo para vários propósitos, como cuidar de pets ou vigiar um ambiente da casa. O robô é conectado ao LG G5 através da conexão WiFi. Na onda dos drones, a empresa também revelou o LG Smart Controller, um pequeno dispositivo que terá como foco a facilidade de controle. Com um acessório especial, será possível controlar esse drone usando apenas uma mão.

Qualcomm já havia deixado escapar que o novíssimo Snapdragon 820 iria equipar o LG G5. Esse chipet chega para abafar a fumaça causada pelo antecessor – o Snapdragon 810 –, que ganhou destaque negativo por conta dos casos de superaquecimento. Porém, a fabricante de chips garante que esse problema não vai acontecer com seu novo modelo de componente.

"Always On"

Outro aspecto bastante ressaltado pela LG durante a apresentação de seu smartphone foi a capacidade da tela de exibir a hora, data e notificações na tela consumindo pouca bateria e emitindo pouco brilho. Essa vai ser uma funcionalidade ideal para quem está em ambientes escuros e não pode incomodar outras pessoas, como uma sala de cinema ou em meio a reuniões.

Juntamente com a câmera dupla na parte traseira do smartphone, a presença de um sensor para leitura de impressões digitais é outra novidade que foi intensamente compartilhada através de rumores antes do lançamento do LG G5. Apesar de não ter mencionado isso de forma direta em sua apresentação, tivemos a oportunidade de conhecer mais detalhes a respeito dessa nova funcionalidade do dispositivo e confirmar que ela está presente no aparelho.

Novo design

A LG espera que o G5 realmente represente uma mudança significativa em relação aos seus antecessores. Essa evolução fica bastante evidente no design, já que a empresa finalmente decidiu migrar para a utilização de um material metálico na construção do smartphone.

Como muitas fotos e vazamentos já indicavam, o LG G5 terá um corpo metálico bastante resistente, oferecendo uma pegada premium que faltava nos dispositivos anteriores da marca. Além da mudança no material, o visual também sofreu alterações importantes, como a mudança de posicionamento dos botões, que voltarão para as bordas do aparelho.

Áudio arrasador

A LG já havia anunciado que o seu smartphone top de linha iria contar com um sistema de áudio de alta fidelidade. Para tornar isso possível, a companhia estabeleceu uma parceria com a B&O Play, subsidiária da Bang & Olufsen, empresa especializada na produção de equipamentos sonoros de alta qualidade.

Embora essa seja a primeira vez que a LG trabalha com a B&O Play, a empresa dinamarquesa não é estranha ao mundo dos smartphones. Há quase uma década ela se uniu à Samsung para produzir um aparelho luxuoso e recentemente estabeleceu uma parceira com a Vertu para melhorar a qualidade das saídas de som estéreo do Vertu Signature Touch.

Preço e disponibilidade

A LG já confirmou que o LG G5 será oficialmente lançado na Coreia do Sul em março de 2016, mas no Brasil ele só chegará em abril. Apesar disso, ainda não há estimativa de preço desse smartphone por aqui, tampouco se todos os acessórios da linha Friends estarão disponíveis para os brasileiros.

Você acha que o LG G5 trouxe muita inovação para a principal linha de smartphones da empresa? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.