Código do KitKat revela que Google estaria planejando anúncios no discador

1 min de leitura
Imagem de: Código do KitKat revela que Google estaria planejando anúncios no discador

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Pouco tempo após anunciar o Nexus 5, a Google disponibilizou em sua página voltada para desenvolvedores uma imagem da mais recente versão do seu sistema operacional móvel, que é usado pelo novo smartphone: o Android 4.4, de codinome KitKat (o qual foi oficialmente lançado na última quinta-feira).

Nesse meio tempo, desenvolvedores e entusiastas de todo o mundo destrincharam a plataforma do robozinho verde. Um deles foi Ron Amadeo, que escreve para o site ArsTechnica, quem encontrou um código que indicaria a função de anúncios publicitários no discador do SO.

Conforme o redator publicou em seu perfil no Google+, a Gigante das Buscas poderia estar trabalhando em um mecanismo que complementaria a função do KitKat que permite o uso da sua localização, quando realizadas pesquisas por contatos pelo discador, para que o sistema encontre e exiba informações de estabelecimentos próximos.

Assim, o Android teria a capacidade de servir também como uma espécie de “páginas amarelas” e usar um sistema de patrocínio para ranquear a exibição das empresas perto de você.

Termine de ler antes de entrar em pânico...

Calma, não é preciso entrar em pânico. Primeiro pelo fato de o código encontrado por Amadeo revelar que é possível desativar tal recurso. Além disso, depois da grande repercussão de sua publicação, o jornalista descobriu que parte desse código já existe no Android há algumas versões e conseguiu entrar em contato com a Google, que afirmou não estar trabalhando em uma função de publicidade para o discador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.