Google lança oficialmente o Android 4.4 KitKat

4 min de leitura
Imagem de: Google lança oficialmente o Android 4.4 KitKat

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Android)

Depois de tantos rumores, o Android 4.4 KitKat finalmente foi lançado. O anúncio foi divulgado no blog oficial da Google juntamente com as informações sobre o Nexus 5.

A grande novidade do KitKat é a otimização dos recursos, que gera um melhor aproveitamento do hardware, garantindo a execução do sistema até mesmo em aparelhos mais básicos.

De acordo com Sundar Pichai, vice-presidente sênior do Android, a versão 4.4 do software pode rodar confortavelmente em dispositivos com apenas 512 MB de memória RAM. A leveza do sistema deve trazer todos os benefícios do Android 4.4 para muita gente e vai alcançar os próximos 1 bilhão de usuários.

Aplicativos mais leves

A Google aproveitou o ensejo para relatar que a acessibilidade sempre foi um dos focos do sistema, mas até agora muitos aparelhos de baixo desempenho não podiam se beneficiar das versões mais recentes do Android por conta do alto consumo de memória RAM.

(Fonte da imagem: Divulgação/Android)

Com o KitKat, a desenvolvedora não apenas enxugou o sistema — reduzindo serviços desnecessários que rodavam em segundo plano — como também diminuiu o consumo de memória de seus aplicativos. Os apps da Google como o Chrome e o YouTube estão mais leves e poderão ser aproveitados em uma gama maior de gadgets.

Chamadas e mensagens inteligentes

Além das mudanças no núcleo principal do sistema, a Google realizou alterações significativas no aplicativo Telefone. O software está mais inteligente e cruza dados da agenda, dos locais próximos e das contas (como a sua conta da empresa) que estão adicionadas no aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Android)

O app de chamadas também é capaz de identificar através do Google Maps de onde vem uma determinada chamada, pesquisando automaticamente o nome da empresa (ou da pessoa) que está ligando e mostrando até mesmo uma foto (quando disponível).

A nova versão do Hangouts também está mais prática. O app agora reúne todos os SMS e MMS junto com as mensagens de texto e de vídeo trocadas através da web, o que garante que você nunca perca uma conversa, independente de onde seu amigo mandou a mensagem.

OK, Google, você sabe o que eu quero

Há mais de um ano, a Google vem trabalhando para melhorar o Google Now. A chegada do Android 4.4 KitKat vem para consolidar o aplicativo e torná-lo ainda mais funcional. Seguindo a ideia da Motorola, subsidiária da Google, a empresa puxou o conceito do “OK, Google” para ativar as buscas por voz mesmo quando o aparelho está dormindo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Ao falar esta expressão, o smartphone desperta e possibilita que o usuário envie mensagens, faça pesquisas, obtenha direções no mapa e até reproduza um som específico. A Google ainda informa que o Now ficará mais inteligente nas próximas semanas com a chegada de novos cartões com informações contextuais (com notícias de sites que são do interesse do usuário).

Mais elegante e comunicativo

Apesar de focar em grandes novidades, o KitKat também traz pequenas melhorias e recursos para agradar a todos. O novo modo de imersão é uma das atrações do sistema. Agora, quando você vai ler um livro, desfrutar de um game, ver um filme e realizar outras atividades, o Android esconde a barra de status e as informações que não são importantes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Android)

A tela de bloqueio também está mais bonita. Enquanto você está ouvindo alguma canção no player oficial ou quando um filme está em reprodução no Chromecast, você verá uma imagem em tela cheia atrás da tela de bloqueio. O teclado-padrão do Android foi atualizado e oferece os emojis para você usar em suas conversas.

Para finalizar, a Google informa que os seguintes recursos fazem parte das novidades do KitKat:

  • Suporte para Bluetooth MAP: carros com Bluetooth podem trocar mensagens com os aparelhos da Google;
  • Suporte ao Chromecast: é possível transmitir filmes para sua TV usando os aplicativos Netflix, YouTube, Hulu Plus e Google Play;
  • Chrome mais ativo: aplicações que usam conteúdos embutidos utilizam o Chrome para renderizá-los com mais rapidez e precisão;
  • Acessibilidade: o Android agora tem suporte para legendas e closed-captions (disponível em Ferramentas > Acessibilidade);
  • Gerenciamento de dispositivos embutido: se você perder seu aparelho, é possível encontrá-lo ou apagar os dados usando o Android Device Manager;
  • Downloads repaginados: você pode visualizar os últimos downloads em lista ou grade;
  • Toque para pagar: é possível realizar pagamentos com apenas um toque através da tecnologia NFC que se comunica com o Google Wallet e outros serviços;
  • Mudando a Home: quem gosta de mudar a área de trabalho pode alternar rapidamente entre launchers acessando a opção “Home” dentro das Configurações.

Além dessas tantas modificações, o sistema conta com outras pequenas novidades para melhorar a segurança, o uso de localização e a duração de bateria.

Em breve, no seu smartphone

Conforme informação da Google, o Android 4.4 KitKat, que já vem instalado no Nexus 5, deve chegar em breve — no máximo em duas semanas — aos aparelhos da linha Nexus (4, 7 e 10) e nas próximas semanas para as versões Google Play do Samsung Galaxy S4 e do HTC One. Gostou das novidades do KitKat? Ansioso para instalar no seu aparelho?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.