O site de financiamento coletivo mais popular da web anunciou hoje que conseguiu atingir a marca dos US$ 2 bilhões arrecadados. O valor foi alcançado no último dia 11 de outubro, mas somente agora o Kickstarter fez o anúncio oficial. Junto com isso, diversos gráficos e estatísticas sobre os projetos que foram financiados e tornados realidade pelos apoiadores da plataforma apareceram em uma página comemorativa.

Para juntar o primeiro bilhão, o Kickstarter precisou de quase cinco anos, mas o segundo foi atingido três vezes mais rápido, em apenas 19 meses, dado o aumento da popularidade do site e também o fluxo maior de projetos lançados.

Os apoiadores

O site já registrou cerca de 9,5 milhões de pessoas apoiando pelo menos um projeto, e quase 3 milhões ajudando de dois a cinco. Apesar disso, há 49 indivíduos que já apoiaram mais de mil projetos individuais cada um. Ou seja, são grandes estrelas anônimas do site.

Fora isso, pelo menos 1,7 milhão de pessoas deram dinheiro para projetos mesmo sabendo que não receberiam nenhuma recompensa em troca, já que é possível escolher  valores tão baixos quanto US$ 1, que raramente pagam custos de produtos ou mesmo envios.

Dinheiro arrecadado por categoria

Ao todo, o site já ajudou a financiar mais de 260 mil projetos diferentes, sendo “filme e vídeo” a categoria com mais produtos individuais. Contudo, as categorias “games” e “tecnologia” foram as que mais conseguiram dinheiro. Confira os gráficos.

Quantidade de projetos por categoria

O Kickstarter conseguiu dar o pontapé inicial para empresas e projetos que acabaram se tornando bastante conhecidos, como a Pebble, que fabrica relógios inteligentes até hoje. Podemos citar ainda o Coolest, o Ouya e o recente Remix Mini.

Cupons de desconto TecMundo: