Imagem de: Empresa disseca o iPhone 6 e revela detalhes do processador e câmera
Fonte: Chipworks

Empresa disseca o iPhone 6 e revela detalhes do processador e câmera

1 min de leitura
Avatar do autor

O iPhone 6  acabou de chegar ao mercado, mas já foi derrubado durante uma entrevista, totalmente destruído depois de mergulhado em nitrogênio líquido e já teve sua resistência a quedas testada. Todo esse processo pode ser considerado “normal” para os novos dispositivos que têm todas as suas funcionalidades e capacidades avaliadas.

No entanto, o que parecia estar faltando até agora era uma avaliação das “entranhas” do aparelho naquele ato de dissecar, literalmente, o dispositivo para explorar todo o seu interior. Quem fez esse favor para a comunidade foi a empresa Chipworks, que desmontou e registrou cada detalhe do interior do novo smartphone da Apple.

Processador Apple A8

O processador é uma das peças de hardware que mais despertam a curiosidade das pessoas. A sua complexidade e a tecnologia envolvida em sua fabricação são, geralmente, os principais motivos. A análise da companhia permitiu concluir que o Apple A8 que equipa os novos iPhones foi construído utilizando um processo de fabricação  de 20 nm — isso significa que este processador é um dos primeiros a serem fabricados utilizando esse método.

O Apple A8 também é 13% menor que o modelo que equipa o antecessor do aparelho da Maçã. Porém, mesmo com a diminuição de tamanho, o chip comporta quase o dobro de transístores em relação ao A7: 2 bilhões contra 1 bilhão.

Câmera iSight

Outro ponto de interesse é a câmera do aparelho. Apesar de aquela saliência que se projeta para fora do smartphone não ter agradado a todos, é inegável a qualidade das capturas feitas com ela. O interior exibe componentes com praticamente o mesmo tamanho em relação à versão anterior.

A Chipworks, no entanto, constatou a diferença entre a câmera presente nos dois modelos do iPhone. O 6 Plus, variante de 5,5 polegadas, possui o sistema de OIS (optical imagem stabilization). Já o sistema Focus Pixels, presente nos dois, faz com que o sistema de autofoco fique duas vezes mais rápido.

Outros componentes

A Chipworks fez um belo trabalho e capturou praticamente todos os detalhes dos iPhones. Além da câmera e do processador, a companhia também registrou o chip responsável pelo NFC, que será utilizado nos pagamento usando o Apple Pay. Também há menção sobre o acelerômetro, giroscópio, eCompass e fotos de toda a placa principal.

Não deixe de conferir nossa matéria especial sobre todos os produtos anunciados pela Apple em seu evento que ocorreu no começo do mês.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Empresa disseca o iPhone 6 e revela detalhes do processador e câmera