O desafio de transição entre gerações de um aparelho é enorme: você precisa ampliar o processamento de modo que o desempenho seja visivelmente melhorado — mesmo que o hardware ou componentes como a tela, exatamente o caso dos novos iPhones, cresçam e naturalmente exijam um chip mais competente.
Apesar das dificuldades, a Apple apresentou com segurança o processador A8, considerado o mais rápido já lançado pela empresa até agora e ideal para reproduzir vídeos em alta taxa de quadros por segundo ou games com gráficos intensos.
Nossos vídeos em destaque
Fabricado sob um processo moderno de 20 nm (nanômetros), ele também é econômico: o desempenho ainda faz com que ele seja 50% mais eficiente em gestão de energia do que o antecessor, o A7. Para você ter uma ideia, no iPhone 6 Plus o chip garante 16 dias de bateria no standby.
)
Mesmo sendo um pouco menor (13%, para ser exato), o novo chip é 25% mais rápido que o processador A7 e com gráficos aprimorados em 50%. Em relação ao primeiro iPhone, a evolução é ainda mais incrível de ser notada: a GPU ficou 84 vezes mais rápida, enquanto o desempenho da CPU cresceu em 50 vezes.
Vale lembrar que, para extrair o máximo desse chip, a Apple já anunciou a API Metal. Há ainda o coprocessador M8, um auxiliar que é pouco mencionado; para dar uma folga ao A8, ele funciona exclusivamente para os sensores (giroscópio, acelerômetro, bússola e o inédito barômetro).
)
)
)
)
)
)
)