iOS 9 terá função embutida para gravar a tela do aparelho

1 min de leitura
Imagem de: iOS 9 terá função embutida para gravar a tela do aparelho

É verdade que há atualmente diversas opções para quem pretende gravar integralmente o que é exibido na tela do iPhone. Entretanto, as várias soluções alternativas dificilmente poderiam substituir a vantagem de uma função desenvolvida e incluída oficialmente, pela própria Apple. De fato, essa deve ser uma das vantagens do vindouro iOS 9.

Conforme anunciado na edição 2015 da WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), a nova versão do sistema operacional trará sob o capô as ferramentas do ReplayKit, o que permitirá aos desenvolvedores acrescentar funcionalidades de gravar vídeos diretamente em seus aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até o momento, entretanto, não se sabe se o kit se visa apenas jogos ou quaisquer aplicativos desenvolvidos para a plataforma — embora a última opção seja a mais provável. Seja como for, tanto para ostentar algo quanto para produzir tutoriais, a possibilidade de registrar imagens diretamente, dentro do próprio jogo, não poderia ser mais prática e bem-vinda.

Kits melhorados e ferramentas estreantes

Naturalmente, o ReplayKit é apenas uma das diversas vantagens que devem acompanhar a nona edição do sistema operacional mobile da Apple. Conforme anunciado durante o referido evento, há também, por exemplo, melhorias na API (software intermediário) Metal — ferramenta destinada a ajudar os desenvolvedores de apps a obter o máximo do hardware da Apple.

Ademais, há também versões melhoradas do SpriteKit e do SceneKit, além dos estreantes GameplayKit (rotina para definição de rotas e contorno de obstáculos para a inteligência artificial) e Modelo I/O (padrões de iluminação para modelos tridimensionais). Enfim, o novo iOS promete mesmo ser um lançamento dos mais relevantes, tanto para os estúdios de desenvolvimento quanto para os jogadores.

O iOS 9 foi anunciado durante a última edição da feira WWDC, no dia 8 de junho. Com lançamento previsto para setembro de 2015 — e versão Beta já disponível para desenvolvedores selecionados —, o novo sistema operacional inclui diversas melhorias e atualizações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.