8 novos recursos do iOS 9 que a Apple não mostrou na WWDC

3 min de leitura
Imagem de: 8 novos recursos do iOS 9 que a Apple não mostrou na WWDC
Imagem: Apple

A Apple apresentou nesta segunda-feira (8) durante a conferência principal da WWDC 2015 o iOS 9, a mais nova versão do sistema operacional móvel da empresa. Em breve, vários dos modelos mais recentes de iPhone, iPad e iPod Touch terão direito à atualização, que traz várias novidades em desempenho e funcionalidade.

Muitas das melhorias tomaram bastante tempo de palco, como a atualização da Siri e o sistema multitela do iPad — e o destaque é merecido. Porém, uma série de estreias também já foi divulgada em segundo plano pela Apple ou descoberta por quem já está com o Beta 1 do iOS 9 operando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Elas podem não receber o mesmo destaque, mas com certeza merecem a menção — é só conferir a seleção de novidades escondidas do Android M que o TecMundo produziu quando ele foi anunciado pela Google. Afinal, funções que você hoje utiliza diariamente podem ter ficado ainda melhores. Abaixo, confira a lista.

Assistente Proativo

Nada como alguém que pense em sincronia com você, não é mesmo? O “Proactive Assistant” tenta prever as suas próximas ações e realiza sugestões baseadas nos apps que você mais usa de acordo com o período do dia. Se você costuma fazer corridas pela manhã, ele começa a tocar músicas logo que você conecta um fone de ouvido, ou mostra fotos de comidas quando você pesquisa por receitas. Para manter a privacidade, os dados coletados e usados pelo assistente ficam somente no dispositivo.

App Thinning

A instalação de aplicativos vai ocupar menos espaço nos seus dispositivos. O recurso de “afinamento” de apps foi somente citado na apresentação e funciona em três etapas, garantindo mais armazenamento interno para o seu aparelho. O App Slicing fará com que apenas dados relativos ao seu sistema operacional sejam baixados, evitando diretórios desnecessários (do iPad se você tiver um iPhone, por exemplo), enquanto os On-Demand Resources (ODRs) são pedaços de arquivos só baixados quando solicitados e que são deletados depois de usados — como tutoriais que surgem quando você faz o download de um programa pela primeira vez, por exemplo.

Lista de Contatos inteligente

A sua agenda de contatos será mais “esperta” no iOS 9. Quando você receber uma ligação no iPhone, ela será capaz de procurar por dados em todos os apps e serviços do sistema operacional em busca da identidade do remetente da chamada. Esse exemplo é somente uma das possibilidades.

Mapa melhorado

O Apple Maps do iOS 9 permite não só a função de direcionamento, que foi falada durante a conferência. Agora, é possível que desenvolvedores incluam o Flyover (aquela visão estilosa em 3D) dentro de seus próprios aplicativos. O novo kit inclui ainda mais personalizações de mapas e possiblidades de exibição de marcadores.

Melhorias nas notificações terceirizadas

Sim, já é possível receber notificações de apps que não sejam nativos do iOS, mas essa função ficará melhor na nona versão. Você poderá responder mensagens sem ter que abrir o app completo, fazendo tudo da tela inicial – o mesmo vale para comprar produtos com um toque na tela e eventuais funções que forem adicionadas por desenvolvedores.

Swift 2

A linguagem de programação Swift 2 recebeu pouca atenção durante o evento. Além de ser anunciada pela primeira vez e ter como principal garantia melhor desempenho para apps, a nova versão lida melhor com identificação de erros, traz ferramentas extras para debug e um menor tempo de compilação . Além disso, ela terá o código liberado para interessados até o final deste ano, permitindo mais personalizações do que nunca.

iCloud Drive

O iOS 9 finalmente terá um app dedicado somente para que você gerencie as pastas e os arquivos armazenados na nuvem. O app tem um sistema de busca, navegação intuitiva pelas pastas e informa sobre o espaço disponível. O ícone para que ele seja acessado da tela inicial do aparelho pode ou não ser escondido, o que também é um novo recurso por si só.

CarPlay sem fio

O sistema operacional móvel de carros CarPlay agora pode ser ativado sem a necessidade de um cabo. Porém, parear o seu dispositivo iOS com um veículo não é algo do presente: a função requer um automóvel compatível e modelos assim ainda não chegaram ao mercado. Além da compatibilidade facilitada, isso permitirá a criação de novas funções rápidas, como ajuste de ar-condicionado e outras configurações sem sair da interface do CarPlay.

...

Já é bastante coisa, mas não foram somente essas as novidades apresentadas pelo iOS 9. Além disso, várias delas serão só aproveitadas inicialmente por desenvolvedores. Os usuários sentirão aos poucos as mudanças, como melhorias de desempenho graças à nova linguagem ou o uso do assistente proativo, que é moldado gradativamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.