7 recursos do iOS 10 que já existiam no Android

2 min de leitura
Imagem de: 7 recursos do iOS 10 que já existiam no Android
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A Apple apresentou na última segunda-feira (13) o iOS 10, tido pela empresa como a maior atualização já realizada no sistema operacional móvel. E, como você pode conferir aqui, de fato são várias as novidades nos mais diversos aplicativos.

Porém, os olhares mais atentos notaram que vários dos recursos apresentados para iPhone e iPad já existiam no grande rival da marca, o Android, da Google. A seguir, você confere quais são essas funções "emprestadas" — lembrando que isso não é necessariamente negativo, já que se inspirar em um recurso útil e bem feito da concorrência e aplicá-lo no próprio produto é algo que só contribui para o usuário final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1) Tela de bloqueio melhorada

A partir de agora, usuários de iOS têm widgets e notificações complexas na tela de bloqueio do iOS. Várias novidades são bem originais, como o uso diferenciado do Force Touch e até a possibilidade de assistir a vídeos sem sair do lugar, mas os recursos da tela de bloqueio (incluindo um deslize para o lado para abrir a câmera) já estavam presentes no sistema operacional da rival.

2) Limpar todas as notificações

O recurso que elimina todos os cartões da janela de notificações foi anunciado para o iOS 10, mas já existia no Android há bastante tempo.

3) Ambient Display

O recurso originalmente apareceu em smartphones da Motorola e, depois, foi incorporado aos Nexus e outros dispositivos. Ele é a função que faz a tela ligar automaticamente quando você segura o aparelho na mão e o levanta até perto da altura dos seus olhos; serve para quando você recebe notificações.

4) Fotos

O novo app de fotos do iOS é muito similar ao equivalente da Google, o "Fotos". A empresa revelou há algum tempo uma grande atualização para o serviço, contendo reconhecimento facial, de objetos e paisagens para melhor organização de retratos sem que você precise etiquetar cada um individualmente. O esquema de "Memórias" da Apple lembra muito o que o app da rival já fazia, sob o nome de "Álbuns".

5) O mensageiro

O Messages, do iOS, ganhou uma série de novidades que deixam a conversa mais animada e cheia de efeitos nos balões de chat e nos emojis. Acontece que, durante o Google I/O 2016, a rival já havia anunciado o Allo. O app para bate-papo também tira o foco das mensagens de texto e aposta em brincadeiras, respostas engraçadas e efeitos.

6) Mapas

O Apple Maps foi bastante reformulado para ganhar uma interface mais intuitiva, além de exibir a situação do tráfego em tempo real e permitir a integração do serviço de rotas e localização com outros apps, como de carona, alimentação e por aí vai. Todas as funções já estavam cobertas no Google Maps, especialmente a parte de congestionamentos e rotas alternativas — fruto da compra do Waze, em 2013.

7) Assistente integrado

A Siri agora pode realizar tarefas envolvendo outros aplicativos, como mandar mensagens pelo app de bate-papo, realizar buscas em serviços específicos e assim por diante. Só que o equivalente da rival, o Google Now, já tinha esse suporte desde o ano passado a partir do recurso ativado sob o comando "Ok, Google".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.