(Fonte da imagem: PopSci)

As surpresas e os segredos reservados pelo fundo do mar podem em breve ser desvendados por um novo modelo de submarino. Com o objetivo de atingir o máximo possível de profundidade oceânica, o Triton 36.000 é uma das maiores novidades na área de veículos submersíveis tripulados.

Criado pela Triton Submarines em parceria com a Rayotek Scientific, o modelo conta um revestimento de vidro transparente que permite a vista externa da cabine sem riscos de rachaduras ou outros acidentes, possibilitando expedições completas e seguras. A proposta é similar a da expedição Virgin Oceanic, divulgada no começo do mês.

O componente que torna isso possível é o borosilicato, uma substância que faz com que o vidro fique mais resistente à medida que a pressão aumenta, garantindo o máximo de segurança para até três tripulantes. Para desenvolver a cabine, foram necessários oito meses de manuseio de diferentes materiais.

(Fonte da imagem: PopSci)

O desafio que deve provar a eficiência do Triton 36.000 deve ser a descida até a base da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, o local considerado como o mais profundo já descoberto nos oceanos. Para concluir seu objetivo, o submarino deve alcançar a profundidade aproximada de 11 mil metros (ou 36 mil pés, medida que batiza o veículo) em apenas 75 minutos.

Cupons de desconto TecMundo: