O Messenger Plus! é o melhor “aditivo” para o Windows Live Messenger. Ele deixa suas conversas mais dinâmicas e adiciona vários recursos ao comunicador instantâneo. Entre muitas outras possibilidades, você pode limpar e organizar contatos, aplicar efeitos visuais e aceitar automaticamente transferência de arquivos ou outras solicitações.

Estes são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com o Messenger Plus! Acompanhe este guia para saber mais sobre este complemento.

Dois botões que mudam tudo

Depois de instalado, você vai perceber dois novos botões no seu Windows Live Messenger. Um está mais destacado ao lado da notificação de novas mensagens. O outro está na barra de ferramentas ao lado do recurso de pesquisa de contatos.

Comece sua experiência por aqui.

Clicando em “Opções do Live Messenger”, o botão mais destacado, um menu é exibido. Veja as funções uma a uma:

Utilize este menu para usar o Plus!

Ali na esquerda está o Messenger disfarçado.“Bloquear o Messenger”: clicando neste botão, o Windows Live Messenger é disfarçado. O ícone na barra de sistema é substituído por um ícone de rede. Basta clicar duas vezes neste ícone para tudo voltar ao normal. Caso uma janela de conversa esteja aberta no momento em que você esconder o Messenger, ela será restaurada normalmente na volta.Se alguém por perto não pode saber que você está batendo papo por aí, use esta função.

“Limpeza da Lista de Contactos”: este é um recurso que lhe permite conversar com, apagar, bloquear e desbloquear qualquer contato. Há dois modos de exibição de contatos: os que estão na sua lista atual e todos aqueles que te adicionaram em algum momento. Para alternar esses modos, marque a opção desejada na parte de baixo da tela.

Com a lista exibida, você observa nome do contato, endereço de email, última vez que ele se conectou, última vez que ele conversou com você e se você faz parte da lista dele. Com base nessas informações, você apaga, bloqueia ou desbloqueia um contato.

Limpando contatos desnecessários.

“Atalhos Flutuantes de Contactos”: esta opção cria atalhos para contatos específicos que podem ser posicionados em qualquer parte da tela. É útil para acompanhar o status de um usuário sem precisar abrir o Messenger, por exemplo.

Com a tela desta opção aberta, marque a opção “Activar a funcionalidade Atalhos Flutuantes”, selecione os contatos que você deseja acompanhar, clique em “Aplicar” e “Ok”.

Ativando os atalhos flutuantes.

Você verá um pequeno quadrado com o nome do contato que ficará sempre sobre qualquer janela. Posicione este quadrado onde desejar e, quando quiser iniciar uma conversa, basta dar um duplo clique sobre ele.

Para não utilizar atalhos flutuantes, basta acessar novamente esta opção e desmarcar o contato ou a opção de ativar o recurso.

Posicione o atalho onde achar melhor.

“Visualizador de Registros”: aqui você acessa os registros de conversas. Elas são organizadas por mês. O ambiente é bastante semelhante ao do Windows Explorer, com navegação por árvore. Com uma conversa aberta, é possível procurar por um termo específico dentro dela. Também é possível imprimir o registro.

Navegando pelas suas conversas.

Você pode pesquisar por uma conversa específica através de palavras-chave. Clique em “Procurar nos registros”. Em seguida, determine o local a ser buscado, que pode ser os locais de armazenamento do Messenger Plus! ou qualquer outro diretório em seu computador. Digite o texto desejado e clique em “Procurar”.

Localize uma conversa bem específica.

“Lista de Sons Emotivos”: aqui você adiciona e gerencia os sons utilizados no Messenger. Os sons não são automaticamente adicionados pelo Messenger Plus! É necessário fazê-lo manualmente. Para isso, clique em “Adicionar som”. Um pequeno menu será exibido. Nele, você tem quatro opções: adicionar áudio de uma pasta existente, fazer uma gravação, obter um som aleatório ou visitar a base de dados do Messenger.

Personalizando alertas sonoros.

Para adicionar áudio de um arquivo existente, basta indicar tal pasta. O arquivo será convertido e você vai precisar editá-lo caso ele seja maior que 12 segundos. É possível ouvir o arquivo antes de fazer a edição. Para concluir, dê um nome e indique uma categoria e um idioma para o som. Você verá que o arquivo será adicionado à sua lista de sons.

Para fazer uma gravação, você define um dispositivo de gravação e ajusta o volume. Também é possível ouvi-la antes de salvá-la. Lembre-se que uma gravação também não pode exceder 12 segundos.

“Máscara do Messenger”: este talvez seja o recurso mais utilizado do Plus! É aqui que você muda totalmente o visual do seu Messenger. Na primeira vez que você utilizar o Messenger Plus!, a sub-opção “Altere o Aspecto do Messenger” não estará disponível porque é necessário baixar temas para aplicá-los. Então clique em “Procurar Novas Máscaras”. Você será direcionado para o site do complemento, onde estão disponíveis vários temas.

Quando você tem o Messenger Plus instalado e baixa um tema, o arquivo é aberto e o tema é aplicado automaticamente. Uma notificação lhe é exibida e você confirma a importação do tema para seu comunicador.

Importando temas para dar nova cara ao seu Messenger.

Agora, sim, com pelo menos um tema baixado, a opção “Altere o Aspecto do Messenger” muda para “Selecionar uma Máscara Diferente. Clicando nela, você visualiza uma lista com os temas disponíveis. Basta escolher um e aplicá-lo. Lembre-se que é necessário reiniciar o Messenger.

Escolha o tema que deseja usar.

“Configurações e Opções”: aqui você configura todo o comportamento do Messenger Plus! Tudo é dividido em quatro áreas: Geral, Messenger, Conversação e Personalizar.

Em Geral, você define o idioma do Plus, além de criar uma senha para a área de opções e determinar como você deve ser avisado sobre atualizações. Também é possível configurar a execução de sons.

Configurações gerais são básicas.

Em “Contas de E-Mail”, você configura o notificador de emails do Live Messenger para qualquer conta POP3 que você tenha. Clique em “Adicionar” para configurar uma conta externa. É necessário informar endereço, servidor, login e senha.

Receba notificações de outros emails no Messenger.

Usuários bastante avançados podem utilizar scripts para personalizar ainda mais o Messenger. Acesse a área “Scripts”, importe os conteúdos desejados e sinta-se livre para experimentar.

Já na aba “Messenger”, você personaliza sua lista de contatos (inclusive alterando máscaras), configura o bloqueio do Messenger (acionando um atalho de teclado e definindo o comportamento do comunicador enquanto disfarçado), configura atalhos flutuantes e o registro de eventos.

Exemplo da área

A aba “Conversação” é a mais extensa pois lhe permite personalizar de cabo a rabo o aspecto visual das janelas, além de definir como as funções do Messenger Plus devem ser exibidas nelas. Uma função interessante desta seção é o agrupamento de janelas, que permite a criação de uma única janela com todas as suas conversas em execução.

Em “Personalizar”, você configura a utilização de contas múltiplas. Com o Messenger Plus!, é possível utilizar contas diferentes abertas simultaneamente no mesmo computador.

Cupons de desconto TecMundo: