Primeiro site do mundo completa 25 anos; veja como acessar o 'dinossauro'

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro site do mundo completa 25 anos; veja como acessar o 'dinossauro'

O primeiro site do mundo completou, no último domingo (20), exatos 25 anos. A página foi hospedada originalmente em um computador NeXT que pertencia a ninguém menos que Tim Berners-Lee, cientista britânico responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989. O site, lançado um ano depois e que ainda pode ser acessado, conta com a descrição dos conceitos de hipermídia, um dos principais fundamentos da web.

Na época em que foi lançado, o domínio em espaço online foi uma realização da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) – hoje, o órgão de pesquisa dedica seus esforços para o estudo do comportamento de partículas. Berners-Lee ainda se mantém na ativa e luta contra políticas de censura na web adotadas por governos. A defesa pela neutralidade da rede é outra das bandeiras do cientista.

O servidor original responsável por hospedar o primeiro site do mundo ainda é mantido pela CERN – o site, que completou suas mais de duas décadas, voltou ao seu endereço original em 2013. Além dos conceitos de W3, protocolos e também de detalhes acerca dos componentes que compõem a internet, uma lista completa sobre as referências do estudo e a relação das pessoas envolvidas com o projeto que deu forma à internet podem ser acessados através do endereço (clique aqui).

...

Qual foi o primeiro site você acessou? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.