O comando de gigantes da tecnologia normalmente está nas mãos de homens, mas as mulheres aos poucos começam a inverter o jogo e ganhar destaque na indústria. Apesar de ainda estarem em menor número, as representantes femininas fazem ótimos trabalhos em cargos de gerência ou atuando nos bastidores de gigantes como Google e Facebook.
Nossos vídeos em destaque
A seguir e no vídeo acima, você conhece cinco executivas que são bem sucedidas e devem servir de exemplo para que mais mulheres desbravem o mundo das corporações de tecnologia. São CEOs que revitalizaram empresas, funcionárias que lideraram grandes projetos e diretoras que fazem de tudo para que companhias não fechem as contas fora do vermelho.
Vale lembrar que o TecMundo já fez uma lista com as dez mulheres mais poderosas da tecnologia. Quem você acha que faltou na lista e pode entrar em uma segunda edição?
Sheryl Sandberg
)
Ela é a diretora de operações do Facebook, sendo a primeira mulher eleita para o quadro de diretores na rede social. Só que essa é só uma das vitórias dela: Sheryl foi vice-presidente de vendas online e operações da Google por sete anos, além de ser uma ativista bastante presente na luta pela igualdade de gênero. No livro "Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e A Vontade de Liderar", ela fala da necessidade de maior presença de mulheres em cargos de diretoria.
Marissa Mayer
)
Talvez a mais famosa da lista, a CEO do Yahoo! desde 2012 luta para tirar a empresa, que já foi uma gigante, do que parecia ser uma morte certa. Antes do atual cargo, ela se destacou na Google em vários cargos, como vice-presidente de pesquisa de produtos, chefe da divisão de mapas e locais e até porta-voz. Mayer foi a primeira mulher a ocupar o primeiro lugar na lista da revista Fortune entre “estrelas do mundo dos negócios com menos de 40 anos”.
Susan Wojcicki
)
Susan tem uma carreira bem fora do convencional: formada em história e literatura por Harvard, se apaixonou por tecnologia especialmente depois de conhecer os cofundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin. Os dois montaram o primeiro escritório da Google na garagem dela, em 1998. Logo depois, Susan virou gerente de marketing e ajudou em projetos como Google Imagens, Google Livros, AdWords, adSense e Google Analytics. Ela é a atual CEO do YouTube.
Meg Whitman
)
Meg Whitman é atual presidente da HP Enterprise (lembre-se que a empresa se dividiu recentemente). Ela tem uma carreira de sucesso em cargos na Disney, DreamWorks e eBay, onde foi CEO por dez anos. A companhia não vai bem das pernas, mas tem sobrevivido com a ajuda de Meg. Ela é uma das mulheres mais ricas do estado da Califórnia e ficou em segundo lugar na eleição pra governadora do estado em 2010.
Ginni Rometty
)
Exemplo para qualquer fã de tecnologia, Ginni começou na IBM em 1981 como engenheira de software. Trinta anos depois, assumiu a empresa como CEO, sendo a primeira mulher no cargo. Também passa por momentos difíceis, já que a ex-gigante da informática não conseguiu acompanhar as mudanças ao longo dos anos – atualmente, lida com serviços como computação em nuvem, softwares de análise de dados e inteligência artificial.
)
)
)
)
)
)