Viciado no Facebook? Confira algumas dicas para se livrar da procrastinação

2 min de leitura
Imagem de: Viciado no Facebook? Confira algumas dicas para se livrar da procrastinação

O vício em internet não é um assunto novo, mas ainda é muito preocupante. Afinal, a partir de quando o acesso à web começa a se tornar uma doença? Seguindo essa linha de pensamento, pesquisadores concluíram que estudantes tendem a se desconcentrar com muita facilidade, especialmente para se dedicar a atividades como navegar no Facebook.

Segundo pesquisas apontadas pelo grupo MeisterTask, estudantes tendem a se concentrar em uma atividade por apenas 31 segundos. Depois disso, logo vem a distração e longos períodos de procrastinação. Porém, o site The Next Web separou algumas dicas práticas que podem ajudar a solucionar esse problema na vida de muitas pessoas.

Viciado no Facebook? Confira algumas dicas para se livrar da procrastinação.

1. Crie empecilhos

Você vai se surpreender em como pode ser efetivo dificultar o seu acesso ao que causa as distrações. Instalar um aplicativo para bloquear o Facebook com uma senha, por exemplo, pode ajudá-lo a acessar menos a rede social durante o seu dia. A tática consiste em usar a sua própria preguiça de digitar o código para se manter concentrado na tarefa que você precisa finalizar.

Algumas sugestões para o Android:

2. Comece pelo mais difícil

Essa é uma velha dica conhecida de todos aqueles que já procuraram métodos para superar a preguiça. Começar pela tarefa mais difícil exige coragem, pois deixá-la para depois parece ser a solução mais confortável diante de qualquer situação. Porém, encará-la logo que iniciar o expediente é o meio ideal para se ver livre dela o mais rápido possível e deixar a "mamata" para o final.

Começar pela tarefa mais difícil pode ajudá-lo a se ver livre das suas atividades.

3. Sinta-se empolgado pelo que está fazendo

Isso nem sempre é fácil, mas vai ajudá-lo a terminar as atividades com maior rapidez e qualidade. Ao lidar com uma tarefa difícil e que exige muita concentração – como redigir um texto ou escrever várias linhas de código –, a dica é sentir-se empolgado pelo que você está fazendo. Afinal, você poderia estar secando a louça ou estendendo a roupa, atividades que podem não ser mais atraentes do que alguns minutos de trabalho em frente ao computador.

4. Delimite prioridades

O nosso cérebro não vai querer parar de fazer atividades que exigem o mínimo de esforço – como navegar por toda a timeline do Facebook até janeiro de 2012. Portanto, antes de começar a fazer qualquer tarefa, delimite muito bem as suas prioridades. Tem um prazo a cumprir até a próxima sexta-feira e já é a noite de quinta-feira? Então saiba que você não tem tempo a perder nas redes sociais.

Quais são as suas prioridades?

5. Desabilite as notificações

As notificações, mecanismos que podem "salvar vidas", também são vistas como uma maldição para os que se distraem com facilidade. Para nossa sorte, a maioria dos aplicativos permite desabilitar essa função, evitando que muito tempo seja desperdiçado consultando o smartphone.

Caso você queira fazer isso no Facebook do seu celular, siga os passos da galeria a seguir:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.