21 frases dos astros do Vale do Silício para você se inspirar

5 min de leitura
Imagem de: 21 frases dos astros do Vale do Silício para você se inspirar
Imagem: Apple

Todo mundo adora uma boa frase de efeito. Às vezes, elas podem ajudar em momentos de dúvida ou crise, servir de inspiração para quando você precisa tomar uma decisão importante ou até virar um lema para o resto da vida.

Na tecnologia, são muitos os discursos desenvolvidos por empresários, engenheiros e investidores que, depois de falhas ou dificuldades, deram a volta por cima e conquistaram uma posição de topo – e esse caminho calejado faz com que eles tenham muitos ensinamentos a passar em áreas como negócios e motivação. Abaixo, reunimos o que de melhor já foi dito por grandes nomes do Vale do Silício.

É verdade que muitos discursos ali são mais do que frases, mas foi necessário burlar essa regra para contextualizar melhor ou porque toda uma fala era significativa. Outra coisa: essa não é a lista das frases que só marcaram ou são engraçadas — ou seja, não espere um "Developers, developers, developers!", por mais incrível que ela seja.

Confiança e motivação

"Não se preocupe com o que todos os outros vão fazer, a melhor forma de prever o futuro é o inventando" – Alan Kay, analista da década de 1970 que criou o conceito do Dynabook, um computador pessoal para estudantes.

"Eu sempre fiz alguma coisa para a qual eu não estava muito pronta. Acho que é assim que você cresce. Quando há aquele momento de 'Uau, eu não tenho tanta certeza de que posso fazer isso', e aí você insiste nesses momentos; é aí que você tem um progresso" – Marissa Mayer, CEO do Yahoo!.

"Não se compare com ninguém neste mundo... Se você fizer isso, estará insultando a si mesmo" – Bill Gates.

"A vida é frágil. Nós não temos um amanhã garantido, então dê a ele tudo o que você tiver" – Tim Cook, CEO da Apple.

"Eu provavelmente falhei mais do que qualquer um no Vale do Silício. Isso não importa. Eu não me lembro das falhas. Você se lembra do grande sucesso" – Vinod Khosla, bilionário cofundador da Sun Microsystems.

"Falhar é uma opção aqui. Se as coisas não estão dando errado, você não está inovando o suficiente" – Elon Musk, o Tony Stark da vida real.

"Você não precisa ser um gênio ou visionário — nem mesmo graduado em uma faculdade sobre qualquer assunto — para ser bem-sucedido. Você precisa apenas de estrutura e um sonho" – Michael Dell, CEO da Dell.

"O maior risco é não assumir nenhum risco" – Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

"A última coisa pior do que começar alguma coisa e falhar é não começar alguma coisa" – Seth Godin, investidor criador do antigo site Yoyodine.

Negócios

"Um dos erros de contratação mais comuns: colocar muito peso no talento de alguém e não na personalidade. Eu acho que importa quando alguém tem um bom coração" – Elon Musk, o Tony Stark da vida real.

"Sucesso é um péssimo professor. Ele seduz pessoas inteligentes a pensarem que eles não podem perder" – Bill Gates.

"Sempre procure pelo tolo em uma negociação — se você não conseguir encontrá-lo, é porque ele é você" – Mark Cuban, investidor que começou no Vale do Silício e virou dono do time de basquete Dallas Mavericks.

"Como um empresário, você precisa se sentir como se pudesse pular de um avião porque está confiante o bastante para agarrar um pássaro em pleno voo. É um ato estúpido, e muitos empreendedores se esborracham porque o pássaro nunca aparece, mas às vezes sim" – Reed Hasting, CEO da Netflix.

"Sempre entregue mais do que o esperado" – Larry Page, cofundador da Google.

"A questão comum que é perguntada nos negócios é 'Por quê?'. Essa é uma boa pergunta, mas uma resposta igualmente válida é 'Por que não?'" – Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon.

"Eu notei que enquanto você for fundamentalmente bom, enquanto você não é mau com os outros, as pessoas darão muito espaço para você ser você mesmo, porque ser você mesmo é ser honesto. E é isso que as pessoas querem ver" – Andrew Mason, CEO do Groupon.

Steve Jobs

É bem verdade que Steve Jobs merecia um artigo à parte quando o assunto é inspiração por meio de palavras. Por isso, colocamos os mais importantes ensinamentos do cofundador e figura mais histórica da Apple em uma seção separada. Os maiores trechos pertencem ao clássico discurso do executivo em Stanford.

"Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim... ir para a cama à noite dizendo que nós fizemos algo maravilhoso... isso é que importa para mim".

"Se você fez alguma coisa e ela se revelou muito boa, então você deveria ir fazer outra coisa maravilhosa, não se preocupar com isso por muito tempo. Apenas entenda o que vem a seguir".

"Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida".

"Às vezes, a vida atinge você na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Eu estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que fazia. Você precisa achar o que ama. E isso é tão verdade para o trabalho quanto para quem você ama. Seu trabalho vai preencher uma boa parcela da sua vida e a única forma de estar totalmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. Se você ainda não encontrou isso, continue procurando. Não se acomode. Em tudo que diz respeito ao coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer grande relacionamento, ele só fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então, continue procurando até você encontrar. Não se acomode".

"O seu tempo é limitado, então não gaste ele vivendo a vida de outra pessoa. Não fique preso por dogmas — que é viver pelos resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o ruído da opinião de outros afogar a sua voz interior. E o mais importante: tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário (...). Continue faminto. Continue tolo."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.