Após a instalação

Na primeira vez em que o LimeWire for executado, você deverá definir algumas configurações básicas. Defina onde os arquivos baixados deverão ser salvos, a pasta com os arquivos os quais você deseja compartilhar e o idioma que deseja usar.

Na tela seguinte, você deve informar qual o tipo de sua conexão (banda larga ou discada) e definir se o LimeWire deve ser inicializado juntamente com o Windows. Você também pode ativar o Índice de filtragem, o qual impede o download de arquivos protegidos por direitos autorais.

Em seguida, você deve definir quais os tipos de arquivos que deseja compartilhar, entre áudio, vídeo, documentos, imagens, programas e outros. Clique em “Terminar” para finalizar esta configuração.

Um pequeno inconveniente do LimeWire é que, toda vez em que o programa é inicializado, você recebe um aviso para adquirir a versão PRO, com mais recursos, porém paga. Clique em “Sim” para começar a adquirí-la, “Por quê?” para saber sobre suas vantagens e “Mais Tarde” para continuar usando a versão gratuita do programa.

O LimeWire também exibe dicas sempre que inicializado, caso você queira. É interessante que você leia essas dicas e saiba mais sobre o programa. Para que elas não sejam mais exibidas, desmarque a opção “Mostrar Dicas ao Iniciar”.

Preste atenção a um indicador localizado no canto inferior esquerdo da tela do LimeWire. O ideal é que ele esteja totalmente verde. Quanto menos verde ele estiver, mais problemas de conexão você pode ter.

Pesquisando

Já é possível iniciar uma pesquisa imediatamente após o carregamento do programa. Basta digitar o que você deseja  no campo à esquerda. Porém, esta pesquisa é geral e pode trazer muitos resultados indesejados.

O ideal é que você defina o tipo de arquivo que deseja baixar para buscá-lo. Navegue pelas abas com as diferentes categorias: áudio, imagens, vídeo, documentos e programas. Para cada uma delas, é possível filtrar elementos de pesquisa.

Por exemplo: na categoria áudio, você pode pesquisar por título, artista, álbum, gênero e licença. E ainda é possível expandir essas categorias, marcando a opção “Mais opções de pesquisa”. Lembre-se que filtrar uma pesquisa pode ser interessante, mas filtrá-la demais pode dificultar a busca por arquivos.

Depois de refinar os termos de seu interesse, clique em "Pesquisar". Uma nova janela será exibida à direita, e os resultados são exibidos à medida em que são encontrados. Priorize os arquivos com mais estrelas, exibidas na primeira coluna à esquerda. Quanto mais estrelas eles tiverem, maiores são as chances de o download ser concluído com sucesso. Veja também a coluna “Nº”. Quanto mais usuários com o mesmo arquivo forem encontrados, mais rápido o download pode ser.

Após encontrar o que deseja, selecione o arquivo e clique em “Download”, ou então dê um duplo clique sobre ele.

Uma mensagem pode ser exibida, informando que não foi encontrada uma licença para o arquivo. Se você quiser continuar o download mesmo assim, clique em “Sim”. Clique em “Não” para não baixar o arquivo.

O progresso e a velocidade do download serão exibidos na parte de baixo da tela.  É possível visualizar ou ouvir seu conteúdo, para evitar a necessidade de baixá-lo inteiro e só aí saber do que se trata. Para ver ou ouvir o conteúdo de um arquivo enquanto ele está sendo baixado, clique em “Pré-visualizar”.

Besteiras acontecem, certo? Suponhamos que sem querer você cancelou um download. Não se desespere! Vá até a janela da biblioteca, selecione a pasta “Ficheiros Incompletos”, selecione o arquivo que você quer recuperar e clique em “Continuar”.

Podem acontecer algumas falhas durante seus downloads. Mas não se preocupe, muitas delas são recuperáveis. Preste atenção:
 
Fontes — Quando em um download aparecer a mensagem “Precisa de Mais Fontes”, selecione aquele download e clique no botão “Continuar”. Assim, o programa vai procurar por mais fontes e, caso as encontre, vai automaticamente continuar o download.
 
Filas — Quando em um download aparecer a mensagem “Esperando na Fila”, significa que muitas pessoas estão baixando aquele arquivo da mesma fonte. Para terminar o download, é necessário esperar sua vez na fila.

Baixando Torrents

Com o LimeWire, é possível também baixar arquivos Torrent. Para isso, acesse o menu “Arquivo” e a opção “Open Magnet or Torrent”.

Em seguida, digite o link para o arquivo ou então clique em “Navegar...” para abrí-lo do seu computador.

Configurando filtros

Para configurar filtros e ter um maior controle sobre seus downloads, acesse o menu “Filtros” e a opção “Configurar o Índice dos Filtros”.

Navegue pelas abas “Conteúdo”, “Lixo”, “Palavras-chave” e “Hosts” para definir os filtros.

 
Está aí. Você já sabe o básico para baixar arquivos de diferentes tipos pelo LimeWire. Porém, ainda é possível aumentar consideravelmente a velocidade de seus downloads, através do redirecionamento de portas. Tenha em mente que este guia foi feito baseado no eMule. Por isso, atente para as adaptações necessárias. Para aprender a redirecionar as portas, clique aqui.

Cupons de desconto TecMundo: