Os 7 pecados capitais do mundo digital

4 min de leitura
Imagem de: Os 7 pecados capitais do mundo digital

Tema de muitos filmes, livros e discussões, os sete pecados capitais já são bem conhecidos das pessoas - independente da religião. O surgimento desses sete vícios antecede, e muito, a história do cristianismo e outras religiões. Na Grécia Antiga, época em que se acredita que os pecados capitais tiveram origem, eles eram tratados como problemas de saúde.

Mesmo depois de muitos anos, esses vícios ainda fazem parte dos ensinamentos básicos em diversas partes do mundo. Mas como será que eles se aplicariam ao mundo virtual? Ficou curioso, não é?! Então confira abaixo os sete pecados capitais da rede mundial de computadores.

1º Gula

O próprio nome já diz tudo. O primeiro pecado capital consiste na gula, ou seja, comer de maneira exagera, muito além do que o corpo realmente precisa. Mas e no mundo digital, como ele se aplicaria? Afinal de contas, não há se empanturrar na internet.

Cuidado com a gula virtual!

Bem, o pecado da gula na internet seria caracterizado por querer todos os gadgets recém-lançados, jogos de video game e computador, apps de celular. Além disso, ter perfil em todas as redes sociais, ter conta em centenas de serviços de correio eletrônico e utilizar a maioria dos mensageiros instantâneos também podem ser consideradas características de um “guloso” da internet.

Isso porque, como citado anteriormente, o primeiro pecado capital é caracterizado principalmente pelo exagero, por querer e ter as coisas além do necessário.

2º Avareza

Uma característica interessante da avareza é que ela, como pecado capital, tem o mesmo sentido da ganância. A utilização de “avareza” em vez de “ganância” dá-se pela tradução errada da palavra que caracteriza o pecado para o português.

Sendo assim, uma pessoa é considerada avarenta quando só pensa no dinheiro, no bem capital. O sentimento das pessoas tem pouca importância, só o que interessa ao ganancioso é o que ele pode subjulgando os demais.

Money, money, MONEY!

No mundo virtual, esse pecado capital é caracterizado pela infestação de blog com banners de propaganda. Além disso, nas redes sociais, principalmente no Twitter, a avareza aparece na forma de centenas de RTs de promoções no microblog, todos dados pelo mesmo usuário.

3º Inveja

Inveja?A inveja é um dos pecados capitais mais conhecidos. Trata-se de um sentimento de aversão, ódio ao que as outras pessoas possuem. O invejoso anseia em ter o que é da outra pessoa, seja um bem material ou não.

No mundo digital o pecado da inveja é muito comum. O invejoso moderno anseia em ter o tablet do amigo, quer ser tão popular quanto algum blogueiro famoso, utiliza a ideia dos outros para tentar se autopromover em redes sociais e conseguir seus 15 minutos de fama.

4º Ira

A ira, para quem não sabe, é o ódio – ou a raiva – intensificado. Muitas vezes o pecado capital da ira é chamado de cólera. Na era da tecnologia, das redes sociais e da internet, os usuários encontraram um jeito de espalhar a ira também pela rede mundial de computadores.

Crackers e haters são exemplos clássicos de pessoas que liberam sua ira no mundo digital. Além disso, trollar as pessoas na web também é uma característica desse pecado capital, mesmo que seja um pouco mais suave dos que as anteriores.

Está irado?

5º Soberba

Uma pessoa soberba quer sempre ser melhor que os outros em tudo. Os soberbos pensam que são os melhores em qualquer coisa que vão fazer e, quando encontram alguém que não domina determinado assunto, o ridicularizam.

Ser O bom, isso é o que importa!Na internet é muito comum encontrar pessoas assim, principalmente em fóruns de ajuda. Um usuário soberbo é que aquele que se acha “o bom” quando o assunto é tecnologia, mesmo que ele não saiba muita coisa a respeito.

O interessante do quinto pecado capital é que, no mundo digital, ele pode ser facilmente identificado. Como a pessoa tem a necessidade de dizer que sabe tudo sobre tecnologia, muitas vezes acaba recorrendo a sites de busca, às escondidas, para encontrar a resposta a uma pergunta. Bem, se eles encontraram a resposta no Google, por exemplo, você também consegue fazê-lo.

6º Luxúria

A luxúria consiste no apego excessivo aos bens materiais e carnais. Segundo alguns ensinamentos, esse pecado capital é a porta para outros, como a avareza e gula. Como ele se caracteriza no mundo digital?

Dormir com o notebook do lado do travesseiro e, antes de se levantar da cama, atualizar o Twitter, ler notícias e (por que não?) jogar joguinhos pode ser um sintoma de luxúria da era moderna. O apego em excesso pelos serviços oferecidos na internet também.

Olha a luxúria aí!

Se você tira bilhões de fotos e as posta em cada um dos seus dez perfis do Orkut, cuidado! Fazer mil e uma twitcams e ser o rei do Fotolog também podem ser alguns sintomas indicativos de luxúria digital.

7º Preguiça

A preguiça é a aversão ao trabalho ou a qualquer atividade que exija um pouco mais de esforço. O lema do preguiçoso é: “Não faça hoje o que puder deixar para fazer amanhã”. Na sociedade digital em que vivemos, o lema poderia ser: “Evite a fadiga, digite o mínimo que puder”.

O preguiçoso do mundo digital tem aversão ao uso da imaginação para criar senhas, ficando sempre com as opções mais simples como 123456. Além disso, a preguiça de instalar programas antivírus e anti-spyware impede que o usuário utilize aplicativos que protejam seu computador.

O site “let me Google that for you” (deixe-me usar o Google por você) parece ter sido feito em homenagem aos preguiçosos de plantão, que perturbam os amigos ou outros usuários com perguntas sem sentido e absurdas por mera preguiça de procurar. Ele ensina, de maneira bem humorada, como deixar a preguiça de lado e fazer uma pesquisa na internet.

.....

Nem tudo o que é antigo, ou utilizado há vários anos, está obsoleto. Embora tenham sido criados há muito tempo, os sete pecados capitais podem ser aplicados também no mundo digital, o qual passou a fazer parte do cotidiano das pessoas há poucos anos.

A ideia deste artigo é descontrair e associar de maneira mais descontraída os hábitos e atitudes da era moderna com algo que surgiu na Grécia Antiga. Eu me encaixo em várias descrições apresentadas acima, e vocês?!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.