Ouvir músicas durante o uso do computador virou costume da maioria dos usuários. Nada melhor do que escutar um bom som enquanto conversa com amigos em um mensageiro instantâneo, escreve e-mails ou até mesmo durante a realização de trabalhos. Tal fato impulsionou a adaptação de softwares de áudio conceituados para receberem o famoso streaming, bem como a eclosão de diversos portais poderosos na Internet, e neste caso, temos o FineTune.

Dentro deste portal, os usuário têm a disposição milhões de músicas para serem escutadas a partir de qualquer computador (com acesso a Internet, obviamente) e a qualquer momento. A seguir, auxiliaremos você a usufruir deste recurso da melhor maneira, para que tire o melhor proveito sem complicações.



Note que durante a primeira execução do programa, aparentemente não há músicas a serem ouvidas. Isso porque, antes de qualquer coisa, você deve ajustar suas preferências no portal, bem como escolher estações predefinidas, selecionar músicas para a sua lista de reprodução (playlist) etc. Clique sobre o seu nome de usuário, no topo do player, para abrir o seu perfil FineTune e começar a escolher as músicas.

 



Criando uma playlist

Para começar a criação da sua lista de reprodução, clique em SEARCH no alto da tela. Entre com o nome do que deseja procurar — artista, álbum, música, lista de reprodução, usuários ou tags. Clique em search para iniciar a busca.

 



Uma lista com os resultados relacionados com o que você procurou será exibida. De um clique sobre o item desejado e aguarde o carregamento da nova página.

 

Nesta nova tela você terá uma série de informações, desde artistas relacionados até a discografia do artista em questão. Logo abaixo, estarão exibidas as músicas mais procuradas dele. As que possuírem o sinal de "+" colorido ao lado poderão ser adicionadas à sua playlist. Em caso de dúvida, clique sobre o botão verde, "30 SEC", para ouvir uma prévia de 30s da música.

Para adicionar, basta clicar sobre o botão "+". Antes de começar a curtir as músicas coletadas, você deverá ter selecionado no mínimo 45 faixas, sendo no máximo 3 por artista. Se estiver cansado ou não souber mais o que colocar em sua lista, clique em i´m lazy!, na lateral esquerda, para que o FineTune selecione aleatoriamente músicas relacionadas ao seu estilo.





No topo da tela, clique em STATIONS para visualizar as listas de reprodução de outros usuários. Para ouvir uma delas, basta clicar em play e em seguida, do lado esquerdo da janela, clicar em play in external player para que a playlist seja executada em seu FineTune Desktop. Assim como na busca manual por músicas, você também estará apto a adicionar músicas de outras listas à sua.



As tags<

As tags são as palavras relacionadas com o tipo de áudio que deseja encontrar, como gênero musical, por exemplo. Clicando na opção TAGS, você poderá chegar rapidamente às músicas, playlists e artistas de um determinado gênero musical com alguns cliques. Se preferir, utilize o mecanismo de busca, marcando a caixa Tags e entrando com o que deseja procurar, como "progressive metal" para encontrar itens relacionados ao gênero metal progressivo, por exemplo.

Adicionando tags

Para definir uma tag enquanto visita uma playlist, clique em tag/show tags na lateral direita da tela. Uma relação de tags já existentes para essa playlist será exibida (caso haja alguma predefinida por outro usuário). Você tem duas opções: selecionar uma tag já definida ou especificar uma nova escrevendo no campo em branco e clicando em Tag It. Simples, não?



Explore bastante o conteúdo do FineTune.com. Toda vez que visitar a página de um artista do qual você é fã, lembre-se de utilizar o recurso i´m a fan, localizado no lado direito da janela. Deste modo, esse artista será automaticamente adicionado ao seu FineTune Desktop.

Quando estiver pronto, basta utilizar o player e ouvir todas as músicas coletadas anteriormente. Mas antes, devemos conhecer o player.

O FineTune Desktop

O player é extramamente compacto, com visual arrojado e de fácil uso. Tudo isso proporciona um uso prático, sem atrapalhar demais atividades no computador.



Já na primeira tela, você terá uma relação de todas a suas listas de reprodução que, assim como as demais que veremos a seguir, poderá ser executada através do botão Play, no rodapé do programa. Na segunda aba, ilustrada por uma estrela, você visualiza todos os artistas que você “favoritou”, ou seja, marcou como i´m a fan.



Na aba seguinte, à direita, você confere as suas tags. Essas tags servem para identificar melhor um grupo de artistas, playlists ou álbuns. Deste modo, ao iniciar a execução de uma delas, o player executará, em ordem aleatória, músicas que foram “rotuladas” com esta mesma tag. Uma excelente maneira de conhecer novas bandas pertencentes ao estilo que você mais gosta.



Logo a direita, na aba ilustrada por um relógio, o FineTune Desktop retém as últimas listas de músicas acessadas por você. Já para os usuários do iTunes, o software oferece uma pequena integração através aba iTunes Artists. E por último, o essencial buscador, com funcionalidade idêntica ao do portal Finetunes.com.



Não deixe de aproveitar o melhor da música aí no seu PC. Escute milhões de músicas do poderoso FineTunes.com com o player mais prático da categoria. Embarque nessa onda!

 

Cupons de desconto TecMundo: