Essa é a menos esquisita das declarações de Cerf (Fonte da imagem: Reprodução/The Australian)

O diretor de internet da Google, Vint Cerf, já soltou alguns comentários no passado que o fizeram parecer pouco ortodoxo aos olhos de seus colegas. Agora, o executivo resolveu deixar não apenas os colegas, mas todo mundo de boca aberta com uma declaração. Ao falar durante o evento do Federal Trade Commission, na capital dos EUA, Cerf comentou que a “privacidade pode ser de fato uma anomalia”. Ou seja, ele infere que não há motivos para tanto alarde quando nossos assuntos pessoais estão nas mãos de todo mundo.

Cerf certamente deixou muita gente perplexa no congresso em que participou, mas ele conseguiu explicar o que queria dizer. Para ele, o senso de privacidade é uma coisa muito nova na história das sociedades humanas, algo não natural até.

“Em uma cidade com 3 mil habitantes, não existe privacidade. Todo mundo sabe o que todo mundo está fazendo. Foi a Revolução Industrial e o crescimento das concentrações urbanas que levaram a esse senso de anonimato”, comentou Cerf. Ou seja, ele quer dizer que, com o crescimento das cidades, ficou impossível para uma pessoa conhecer todo mundo e, por isso, a maioria agora passaria despercebida. Assim, praticamente ninguém se importa com o que ninguém faz.

Mesmo com essa opinião, ele explicou que isso é uma mera simplificação do que acontece e disse também que será muito difícil alcançarmos algo como uma privacidade plena na era das redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo: