Logo TecMundo
Internet

IA do YouTube que verifica idade de usuários chega ao Brasil

A ferramenta, já disponível nos Estados Unidos e outros países, usa aprendizado de máquina para distinguir adolescentes de adultos e adicionar restrições à experiência, se for o caso.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule27/01/2026, às 14:30

O YouTube confirmou recentemente a expansão do sistema baseado em inteligência artificial (IA) que estima a idade de usuários para mais países, reforçando a proteção de menores na plataforma. Além de Cingapura e Austrália, o Brasil também vai receber a novidade, nas próximas semanas.

Lançado no ano passado nos Estados Unidos e em um grupo reduzido de países da Europa, o mecanismo que está sendo ampliado para mais mercados faz parte das proteções integradas para adolescentes. A ferramenta ajuda a garantir que o usuário tenha uma experiência adequada à sua faixa etária.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como funciona?

Baseada em aprendizado de máquina, a tecnologia permite inferir a idade de um usuário a partir da interpretação de sinais que ajudam a determinar se a pessoa tem menos de 18 anos ou acima disso. Certos tipos de comportamentos fazem o sistema estimar a faixa etária.

  • Um dos aspectos considerados pela IA é o tipo de vídeo pesquisado no YouTube, como explicou a plataforma de streaming;
  • As categorias de vídeo mais assistidas também são levadas em conta na hora de estimar a idade de quem está por trás do celular, tablet, computador ou smart TV;
  • O mecanismo avalia, ainda, a longevidade da conta, ou seja, há quanto tempo aquele perfil foi criado e permanece ativo;
  • Se o sistema identificar um usuário adolescente fazendo pesquisas, pode acionar uma série de proteções de idade.
adolescentes-no-corredor-da-escola-olhando-seus-celulares
A IA do YouTube restringe o acesso de adolescentes a conteúdos impróprios. (Imagem: StockPlanets/Getty Images)

Entre as restrições para as contas de menores, há a ativação de ferramentas de bem-estar digital, trazendo uma experiência adequada a este público, e o fim da exibição de publicidade personalizada. A limitação de visualizações repetitivas de determinados conteúdos é outra mudança.

“As famílias confiam no YouTube para proporcionar uma experiência segura e enriquecedora, e continuaremos investindo para proteger a capacidade deles de explorar o ambiente online com segurança”, destacou o streaming de vídeos do Google, em comunicado.

Contas de adultos sinalizadas por engano

Apesar de proteger menores de conteúdos impróprios, a IA do YouTube que verifica a idade pode cometer enganos. No final do ano passado, usuários adultos do streaming nos EUA relataram que suas contas passaram a ter restrições após a tecnologia sinalizá-las erroneamente como de adolescentes.

Quando o mecanismo estima incorretamente que uma pessoa tem menos de 18 anos, é necessário acionar a revisão da verificação de idade, utilizando cartão de crédito ou documento oficial de identidade com foto. Somente após a resposta dada pelo Google é retirada a sinalização.

“Permitiremos apenas que usuários inferidos ou verificados como maiores de 18 anos visualizem conteúdos com restrição de idade que possam ser inadequados para usuários mais jovens”, informa a companhia de Mountain View.

Continue acompanhando o TecMundo para conferir as últimas novidades de tecnologia e interaja com a gente nas redes sociais.

star

Continue por aqui