Dia da Terra: é hora de cuidar do nosso planeta

4 min de leitura
Imagem de: Dia da Terra: é hora de cuidar do nosso planeta

No dia 22 de Abril de 1970, há exatos 40 anos, foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, o Dia da Terra, um evento criado para despertar o interesse pela manutenção da saúde do planeta na humanidade, que vem castigando a Terra desde a primeira grande revolução industrial europeia.

O Dia da Terra não é um evento reconhecido pela Organização das Nações Unidas, mas mesmo assim ele possui imensurável importância nas agendas de todos os grupos ambientalistas do mundo, sendo uma das maiores paralisações de escala global que já existiram. Mas é necessário saber que de nada vale a mobilização de grupos ativistas se cada um não fizer a sua parte.

É meu dever ajudar a Terra?

Se você se fez essa pergunta, não ache que é o único. Muitos não percebem, mas é do planeta Terra que vem toda a matéria utilizada para a construção do seu organismo. Os ciclos alimentares e decomposições geram corpos que se transformam em outros, que geram os alimentos utilizados pelo organismo das mães para construir os bebês, que crescem e viram usuários do Baixaki, por exemplo.

Energia limpa é o caminho

Além disso, é o planeta que fornece toda a água e materiais para a construção de todos os elementos tecnológicos que conhecemos. Então sim, é seu dever cuidar do planeta, pois é dever de todos os seres humanos. Fazer com que o planeta não sofra é uma obrigação geral, que deve surgir naturalmente em cada um, mesmo que seja apenas por gratidão.

E como eu posso colaborar?

Com ações simples. A frase é clichê, mas “se cada um fizesse sua parte”, hoje a Terra estaria muito mais habitável e com condições infinitamente melhores para abrigar os seres humanos e também os outros animais que coabitam o planeta. Confira algumas dicas que o Portal Baixaki reuniu para que você também possa fazer parte da enorme corrente de pessoas que lutam para fazer da Terra um lugar melhor.

Desligue seu computador!

Calma, você não precisa parar de utilizar o computador e a internet, mas evite deixá-lo ligado por horas em que não há ninguém o utilizando. Não há motivos para deixar a máquina em atividade, se isso apenas faz com que ocorra um aumento nos gastos com energia elétrica e, por consequência, na conta de luz.

Desligue o monitor

Também é necessário saber que após longos períodos de utilização ininterrupta, os computadores começam a trabalhar com velocidades inferiores. Uma medida um pouco menos eficaz, mas que também pode ser utilizada é a instalação de programas de gerenciamento de energia (um excelente é o Edison), assim o próprio computador pode desligar discos rígidos e monitores após alguns períodos de ociosidade.

Desligue o monitor!

Você quer fazer uma pausa na leitura para buscar um café? OK, pode fazer, mas por favor desligue o monitor ao sair. Sim, isso faz diferença, deixar o monitor ligado por alguns segundos pode parecer ínfimo, mas calcule o quanto você pode economizar em um ano se realizar esse procedimento de economia a cada vez que tiver a oportunidade.

Computação pode ser  verde!

Antigamente era complicado desligar o monitor a cada vez que o usuário levantava de sua bancada, pois para ligá-lo novamente havia uma demanda de tempo inconveniente até que o tubo de cátodos voltasse a trabalhar com toda a sua capacidade de desempenho.

Hoje os protetores de tela não são mais recomendados. Se na época dos monitores de tubo CRT, os screensaver eram mais econômicos do que o religamento do monitor, hoje isso não passa de uma lenda. É possível economizar até 90% de energia quando os monitores estão desligados, em comparação com o gasto de um monitor com o protetor ativado.

Cuidados na hora de imprimir

Há várias medidas que podem ser tomadas para evitar o desperdício de tinta, papel e energia na hora de realizar impressões. A primeira delas parece um pouco fantasiosa, mas garante até 20% de economia de tinta: trata-se da instalação da fonte Ecofont, que possui espaços em branco nas letras para realizar essa economia.

Cuidado com as tintas

Outro software interessante é o GreenPrint World, que simplifica uma série de configurações de impressão para que os usuários possam economizar papel e tinta na hora de imprimir seus documentos. É importante lembrar que o processo de fabricação de tintas também é danoso para o planeta, pois emite gases bastante poluentes.

Use o preto!

Pode parecer mentira, mas funciona. Ao invés de utilizar o tradicional Google para realizar suas pesquisas, utilize uma versão que trabalha com as cores invertidas. Há o Pretog, um site alternativo que trabalha com o motor Google, ou então o Google Black, oficial da empresa norte-americana.

Pretog

Considerações finais

Como fica bastante evidente, a maior parte das atitudes que podem ser tomadas estão ligadas diretamente à redução do consumo de energia elétrica. Isso se dá porque na produção de energia há muita agressão ao meio ambiente.

Não apenas a energia elétrica, mas também há emissão de poluentes em vários processos de fabricação de produtos, por isso é tão importante a redução do consumo desenfreado. Algumas empresas já começam a utilizar materiais não poluentes e tecnologias limpas para evitar essas agressões.

Caso tenha se interessado pelo tema, o Portal Baixaki indica mais alguns artigos que podem ser lidos para que você entenda melhor desse assunto tão importante para o futuro do planeta:

Tecnologia verde;

O que é rastro de carbono?;

Materiais do Futuro;

Como economizar a energia gasta pelo computador.

Agora conte para todos, quais as medidas que você toma na sua casa para cuidar do planeta? Você tenta também convencer seus colegas e familiares a tomarem atitudes para evitar que a Terra sofra ainda mais?

Como economizar a energia gasta pelo computador

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.