Hackers interromperam a transmissão via satélite da TV estatal do Irã para exibir mensagens em apoio aos protestos contra o governo local. A invasão exibiu vídeos do ex-príncipe herdeiro Reza Pahlavi, apontado como um dos principais líderes da oposição iraniana, além de mensagens políticas direcionadas ao público.
Durante a interrupção, Pahlavi apareceu em clipes conclamando servidores públicos e integrantes das forças de segurança a se posicionarem. “Os funcionários das instituições estatais e das forças armadas e de segurança têm a oportunidade de se unirem ao povo e apoiarem a nação ou de ficarem do lado dos assassinos do povo e atraírem sobre si a vergonha e a maldição eternas da nação”, afirmou em um dos trechos exibidos.
Nossos vídeos em destaque
Além dos vídeos, os hackers transmitiram imagens em farsi com frases de apoio. Entre elas, mensagens como “A América está com você”, acompanhadas de declarações que mencionavam posicionamentos do Ocidente. “O presidente dos EUA prometeu repetidas vezes ficar ao lado do povo do Irã na luta contra o regime islâmico. A Europa também está conosco; líderes europeus se unem ao presidente Trump”, dizia outro trecho apresentado na transmissão.
Não está claro quem está por trás da invasão da transmissão da TV iraniana. Atualmente, Pahlavi está exilado nos EUA.
Desde dezembro, o Irã é centro de inúmeros protestos contra o governo local. As manifestações são alimentadas por dificuldades econômicas e insatisfação política.
Quer acompanhar mais notícias sobre cibersegurança, política digital e tecnologia no mundo? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais atualizações do setor.
)
)
)
)
)
)
)