menu
Logo TecMundo
Internet

YouTube agora “esconde” botão de dislike nos Shorts em novo teste; entenda a mudança

Nova atualização da plataforma para certos usuários tirou o botão de dislike da tela dos vídeos e colocou a opção em um menu mais escondido.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

schedule19/12/2025, às 14:30

O YouTube começou a testar uma mudança importante na forma como lida com o feedback negativo dos usuários. A alteração ocorre nos vídeos curtos do Shorts, e agora a plataforma resolveu esconder o botão de dislike, que também pode aparecer como a opção “Não estou interessado” para certos usuários.

Com a alteração realizada pelo YouTube, o famoso botão de dislike agora ficará escondido no menu dos “três pontinhos” na parte superior da tela. Basta clicar nesta opção e uma série de botões aparecerá, como o controle de qualidade, ativação de legendas, reportes e a descrição do conteúdo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Em outras palavras, ficou mais trabalhoso apontar para o YouTube Shorts que você não curtiu um vídeo. Oficialmente, a ideia é deixar a interface da plataforma mais limpa, mas em tempos de navegação acelerada, adicionar um clique a mais para o usuário dar seu feedback pode ser uma mudança confusa e talvez ineficaz.

shorts-sem-dislike.jpg
Tradicional botão de like continua nos Shorts (Imagem: Google)

YouTube quer o feedback dos usuários

Vale notar que o motivo central por trás dessa alteração ocorre porque o YouTube percebeu que as pessoas usam os dois botões para a mesma finalidade. Tanto o dislike quanto o “Não estou interessado” eram utilizados para limpar o feed, e por isso foram unificados como uma única opção nesta atualização mais recente.

No passado, o dislike oferecia um feedback sobre a qualidade ou conteúdo do vídeo. Por outro lado, o “Não estou interessado” era um comando para o algoritmo parar de te mostrar vídeos parecidos.

É importante reiterar que essa mudança é apenas um teste, e aparecerá somente para um grupo de usuários. Isso também não significa que a alteração será permanente, e dependendo do retorno dos usuários, pode ser removida da plataforma no futuro.

Quer acompanhar novidades do YouTube e o mercado de software e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.