menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Feed do YouTube Shorts testa exibição de posts só com fotos

O YouTube Shorts vai exibir publicações compostas por até 10 imagens estáticas.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule18/12/2025, às 11:00

O feed do YouTube Shorts passará a exibir publicações compostas por imagens estáticas no feed. A novidade foi anunciada pelo YouTube na última terça-feira (16) e faz parte de um novo experimento da plataforma para diversificar os formatos disponíveis no espaço dedicado a conteúdos curtos.

Segundo a empresa, a iniciativa busca ampliar as possibilidades de alcance para criadores. “Estamos testando publicações com imagens no feed do Shorts. Estamos experimentando a exibição de posts com imagens estáticas no feed do Shorts para ajudar os criadores a alcançar seu público com publicações em um novo espaço”, afirmou o YouTube.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

youtube-logo-celular
O YouTube Shorts vai exibir publicações compostas por imagens estáticas. (Fonte: GettyImages)

As novas publicações poderão conter até 10 imagens por post. Embora a plataforma não tenha detalhado como esse conteúdo será apresentado no feed, a expectativa é de que as imagens sejam exibidas em formato de carrossel, de maneira semelhante ao que já ocorre no Instagram.

A criação de posts com imagens estáticas já está disponível na ferramenta de criação do YouTube, por meio da aba “Post”. No entanto, ao menos neste primeiro momento, as publicações não contam com músicas de fundo — um recurso bastante característico do Shorts.

De acordo com o YouTube, a ausência de trilhas sonoras é temporária. A empresa afirmou que pretende adicionar suporte a músicas no futuro, ampliando as possibilidades criativas para quem optar pelo novo formato.

O YouTube Shorts não é o primeiro feed de vídeos curtos a abrir espaço para publicações com imagens estáticas. Tanto o TikTok quanto o Instagram Reels já exibem esse tipo de conteúdo entre os vídeos, uma estratégia que busca tornar o feed mais dinâmico e diversificar a entrega de publicações.

Novos chatbots que imitam criadores famosos

Outra adição anunciada na terça (16) foi a expansão do Portraits, chatbots com IA baseado em pessoas, para youtubers.

undefined
O Portraits oferece chatbots com IA baseados em personalidades reais.(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)

Com essa ampliação, o recurso incluiu um “pequeno grupo de criadores do YouTube” que optaram por participar da ferramenta. Esses criadores forneceram o conteúdo e as fontes que fundamentaram seus chatbots sintéticos.

Quando disponível, a opção “Conversar com o Perfil do Criador” vai aparecer na tela de reprodução de um vídeo. A função só está disponível para espectadores maiores de 18 anos.

Quer ficar por dentro das mudanças nas redes sociais e nas principais plataformas digitais? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e não perca nossas próximas análises e notícias sobre tecnologia.