EUA vão investigar redes sociais de quem tirar visto para estudar no país
Medida citada na embaixada diz que essa é uma forma de proteger a população estadunidense de possíveis ameaças

25/06/2025, às 12:18
Atualizado em 25/06/2025, às 17:53
Se você é estudante e pretende obter o visto para os Estados Unidos, é bom tomar cuidado nas redes sociais. Nesta quarta-feira (25), a embaixada do país no Brasil revelou que fará uma investigação minuciosa nos perfis de redes sociais dos solicitantes para esse tipo de visto.
- A publicação oficial no site da embaixada cita que a medida é para manter “os mais altos padrões de segurança nacional e pública”;
- Para viabilizar a verificação, os solicitantes de visto de estudante nas categorias F, M e J devem ter os perfis abertos, e não trancados;
- O agendamento para as entrevistas será retomado em breve para essas categorias de visto;
- Os interessados devem consultar o site da embaixada ou consulado para verificar a disponibilidade de datas e horários.
Em todo o comunicado, a embaixada estadunidense bate firme na tecla da segurança nacional como ponto de apoio para a verificação desses perfis. “Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem e verificação de vistos para identificar solicitantes inadmissíveis aos EUA, especialmente aqueles que representam uma ameaça à segurança nacional”, explica a nota.
)
EUA podem revisar perfis para todos os tipos de vistos
Não é surpresa que a administração Trump esteja enrijecendo as regras para a entrada de imigrantes ao país, mesmo que de forma temporária. Uma das promessas de campanha do republicano era justamente a deportação em massa de imigrantes ilegais, e a concessão de vistos para o país também fica mais difícil.
Apesar da medida citar especificamente os vistos de estudantes, uma proposta registrada no Diário Oficial dos EUA pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) apontava a necessidade dessa revisão em perfis para a aplicação de diversos tipos de visto.
Embora o site da embaixada não comente quais seriam as atividades que podem comprometer a segurança nacional dos norte-americanos, críticas a Trump e seus aliados podem ser um impeditivo na hora de obter a documentação.