Internet

Vazamento revela ferramentas de IA que o governo dos EUA está desenvolvendo

Vazamento de informações no GitHub sugere que a administração Trump terá um site com chatbot e integração com modelos de IA

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vidal

12/06/2025, às 15:30

Vazamento revela ferramentas de IA que o governo dos EUA está desenvolvendo

A administração do governo de Donald Trump, presidente dos EUA, estaria criando um ecossistema de inteligência artificial (IA) por meio de um site. Chamado de “ai.gov”, o website foi vazado pelo site 404Media e informações foram veiculadas pelo The Register, que indica um vazamento de dados sobre o conteúdo no GitHub já excluído.

  • O site ai.gov deveria entrar no ar em 4 de julho e mira “acelerar a inovação governamental com IA”;
  • Uma versão preliminar do website foi publicada acidentalmente no GitHub pela Administração de Serviços Gerais, pelo departamento de Serviço de Transformação Tecnológica (TTS);
  • O TTS é chefiado por Thomas Shedd, um conhecido próximo de Elon Musk;
  • Esse site deve ser baseado em três pilares: um chatbot, uma API que se conecta com outros sistemas, e um recurso chamado CONSOLE.

Uma das partes mais interessantes é essa API, capaz de estabelecer conexões entre modelos de IA existentes de grandes empresas, como Google, OpenAI e da Anthropic. Como apontam os pesquisadores que descobriram as informações, a maioria desses modelos são certificados pelo governo, com exceção de um modelo da firma de IA Cohere.

superinteligencia-artificial-2027.jpg
No passado, Trump já deu sinal verde para que IA substituísse funcionários demitidos em certos departamentos do governo (Imagem: GettyImages)

Investimento pesado em IA

Já a terceira solução de IA do governo estadunidense é o chamado CONSOLE. A descrição dessa funcionalidade indica uma “ferramenta inovadora para analisar a implementação em toda a agência”, mas não há informações detalhadas.

O fato dos Estados Unidos estarem investindo em IA internamente não chega a ser uma surpresa, dado o alto grau de integração dessas tecnologias no cotidiano. Agora, resta aguardar pelo lançamento oficial do site para entender melhor o que a administração Trump tem em mente.

Para todas as novidades sobre inteligência artificial, fique ligado no site do TecMundo.