Meta expandirá cabo submarino até o Rio Grande do Sul pela 1ª vez
Cabo submarino Malbec já conectava estados do Brasil e a Argentina, mas será uma construção inédita para a região sul.

Por Felipe Vidal
21/05/2025, às 16:15
)
Nesta quarta-feira (21), a Meta, empresa dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, anunciou a expansão da linha do cabo submarino Malbec. Com essa expansão, o cabo passará a atender o estado do Rio Grande do Sul, além de países vizinhos na região, com previsão para o fim das obras em 2027.
Originalmente, o Malbec é um cabo submarino de 2,5 mil quilômetros responsável pelo fornecimento de conectividade entre o cone sul da América do Sul, e o Brasil, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Agora, o RS também será contemplado pela construção, que deve receber uma melhora com conexões mais rápidas.
)
- A expansão do Malbec é fruto de uma parceria entre a Meta e a empresa de infraestrutura digital neutra V.tal;
- Com as obras, esse será o primeiro cabo submarino a chegar ao estado do Rio Grande do Sul;
- Estados vizinhos, como Santa Catarina e Paraná, também serão beneficiados com a conectividade aumentada;
- O Malbec também permitirá conexões mais rápidas no Paraguai, Uruguai, Chile e na Argentina.
RS será hub de conectividade com cabo submarino
Com a novidade, o estado do Rio Grande do Sul passará a integrar o chamado Hub de conectividade. É esperado que esse movimento também agite a economia regional, com a chegada de mais provedoras de internet, operadores, OTTs e até mesmo outras empresas de cabos submarinos.
Em nota, o governador do estado, Eduardo Leite, entende o anúncio como um marco estratégico. “Além disso, [o cabo] fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação, setor em que o Rio Grande do Sul é líder no Brasil, segundo o ranking de competitividade dos Estados”, explica o governador.
Para mais informações sobre conectividade ou a Meta, fique ligado no site do TecMundo. Aproveite para conferir o anúncio sobre o Domo de Ouro, o sistema antimísseis dos EUA inspirado em um equipamento similar de Israel.