Google Assistente pode substituir a pesquisa por voz no Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente pode substituir a pesquisa por voz no Chrome

A tradicional pesquisa por voz pode estar com os dias contados no aplicativo do Chrome para Android. De acordo com o XDA, a companhia de Moutain View está pensando em subsituí-la pelo Google Assistente, que passaria a se integrar de vez ao navegador.

Segundo o site, foram encontradas duas novas alterações no código da versão beta do Chrome, que indicam a mudança. Uma das alterações está descrita como “Use Assistant for omnibox voice queries”, ou “Utilize o Assistente para consultas de voz na barra de endereços”, em tradução livre.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda conforme a publicação, a ideia por trás da mudança é enviar ao aplicativo do Google a intenção de usar o Assistente todas as vezes que o usuário tocar no botão de pesquisa por voz na barra de endereço do Chrome para Android. Atualmente, é exibida a antiga interface da pesquisa por voz do sistema, como na imagem abaixo.

Em breve, o ícone do Google Assistente deve substituir o da pesquisa de voz. (Fonte: XDA/Reprodução)

Vale lembrar que o Google Assistente já está presente no Android há algum tempo, aparecendo, por exemplo, no app do buscador, onde tomou o lugar da antiga pesquisa por voz. No entanto, ele ainda não foi integrado ao navegador da companhia.

Quando ocorrerá a substituição?

Por enquanto, não se sabe se realmente haverá a integração do Google Assistente ao Chrome, apesar dos testes que estão sendo realizados e de a gigante das buscas optar por integrar cada vez mais os seus serviços e apps à ferramenta inteligente.

Caso a substituição aconteça, estima-se que ela chegue no Chrome 85 para Android, de acordo com o XDA, cuja versão estável tem previsão de lançamento para o mês de setembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.