Internet

Virando TikTok? YouTube pode ganhar navegação por gestos na vertical para vídeos longos

O novo formato de gestos do YouTube permitiria transitar de um vídeo para outro arrastando para cima ou para baixo, igual acontece no TikTok

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

12/11/2024, às 13:20

Atualizado em 12/11/2024, às 10:19

Virando TikTok? YouTube pode ganhar navegação por gestos na vertical para vídeos longos

O YouTube experimenta trazer a navegação estilo TikTok para vídeos longos, relatam usuários nas redes sociais. Nesse novo formato, você poderia avançar para o próximo vídeo da fila de reprodução arrastando a tela para cima.

Nesse novo gesto, arrastar a tela de baixo para cima avançará para o próximo vídeo disponível na fila, caso o conteúdo esteja em tela cheia. Arrastar para baixo, intuitivamente, levaria o usuário ao vídeo anterior.

Trata-se de uma mudança significativa em usabilidade, uma vez que o gesto de arrastar para cima é reservado à navegação de menus na reprodução em tela cheia. Atualmente, o gesto abre a lista de vídeos recomendados, mas sem sair do modo de reprodução.

O novo gesto de navegação parece estar disponível para poucas pessoas, portanto os relatos são escassos e nem todos têm acesso — o TecMundo, por exemplo, não conseguiu conferir a novidade.

O YouTube costuma experimentar novas interfaces, gestos e interações, mas não necessariamente as implementa na versão final. Portanto, ainda é possível que a navegação com "arrasta para cima" não seja liberada para todos.

YouTube já tem navegação vertical

Hoje, o YouTube concorre diretamente com o TikTok com os vídeos do YouTube Shorts, em que aplica a navegação vertical. Por lá, o estilo de transição faz sentido, principalmente por estar em um formato que popularizou o "arrasta para cima" para ir de um conteúdo para outro.

Contudo, nada garante que essa solução também vai atender a necessidade de navegação de vídeos tradicionais. Nesse caso, a interface requer funções específicas para permitir que o usuário navegue para qualquer trecho do conteúdo e possa minimizá-lo com facilidade.

De toda forma, a adição é apenas um teste, e até agora a distribuição parece ser bem limitada. Se apareceu aí no seu app, resta aguardar se vai ficar para sempre.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.