A Superbar do Windows 7, novo nome para a Barra de ferramentas, permite a adição de itens e atalhos com facilidade maior do que as versões anteriores do sistema operacional da Microsoft. Neste tutorial você aprende quatro maneiras de adicionar atalhos à Superbar.

Pré-requisitos

  • Ter o Windows 7 instalado em seu computador.

Baixe o Windows 7

Faça você mesmo

A maneira mais intuitiva de criar um atalho é arrastar o objeto desejado até a Superbar.

Basta arrastar

No caso de pastas, um novo ícone só aparece caso o padrão para elas tenha sido removido da barra (o padrão é já existir). Apesar de não mostrar um ícone, a pasta arrastada aparece dentro dos itens “Fixos”. Este, por sua vez, é exibido dentro do Menu de Contexto do ícone (clique com o botão direito).

Pastas fixas a mais  usadas

O segundo método já é antigo no sistema operacional, todavia o Windows 7 dificultou o acesso a ele: a Barra de inicialização rápida (“Quick Launch”). Ao clicar sobre a Superbar com o botão direito, existe a opção “Barras de ferramentas”. Dentro dela, escolha “Nova barra de ferramentas...”.

Nova barra

Então, cole "%appdata%\Microsoft\Internet Explorer\Quick launch" (juntamente com as aspas) e clique sobre “Selecionar Pasta”.

Cole para adicionar

Para adicionar atalhos dentro desta Barra de ferramentas, clique com o botão direito sobre ela e escolha “Abrir Pasta”. Então, arraste os arquivos desejados que você deseja adicionar. Outro modo de fazer a mesma coisa é arrastá-los para cima do “>>” ao lado de “Quick Launch” (tome cuidado para não errar e adicioná-los no lugar errado).

Arrastar sempre  funciona!

Ao invés da Barra de inicialização rápida, você pode preferir um atalho para sua Área de trabalho. Para tanto, siga os mesmos passos que acrescentam a “Quick Launch”, porém clique em “Área de trabalho” no lugar (essa opção permite acesso rápido à Lixeira).

Área de Trabalho

O último método utiliza o Menu Iniciar. Clique com o botão direito sobre ele e escolha “Propriedades”.

Menu Iniciar

Na aba “Menu Iniciar”, clique em “Personalizar”.

Personalizar

Procure por “TV Gravada” e marque “Exibir como link” ou “Exibir como menu”.

TV Gravada

Por alguma razão estranha, o novo atalho no Menu Iniciar é chamado “Dropbox”. Acesse suas propriedades.

Dropbox

Escolha, na aba “Geral”, um nome mais conveniente (em concordância com o tipo de atalhos que você pretende adicionar).

Renomear

Em “Biblioteca”, clique em “Incluir uma pasta...” e defina qual delas adicionar o atalho (repita esse passo até adicionar todas as pastas que desejar).

Incluir pasta

Por último, abaixo de “Otimizar esta biblioteca para”, marque a opção que achar mais adequada.

Opções

Essas foram algumas dicas de como adicionar atalhos em vários lugares da Superbar e  do Menu Iniciar. Deixe um comentário em caso de dúvida!

Cupons de desconto TecMundo: