Como alterar a pasta de downloads nos navegadores mais famosos

2 min de leitura
Imagem de: Como alterar a pasta de downloads nos navegadores mais famosos

Ao navegar pela internet baixamos diversos aplicativos e dados, o que em geral é feito diretamente pelo navegador. Ao clicar em um link que nos direcione a um arquivo, o próprio browser sugere que o baixemos, sem a necessidade de programas específicos para a tarefa.

Em muitos casos esse download vai para algum lugar que sequer sabemos onde fica, em geral para alguma pasta chamada de “Download”, que nem sempre é o lugar que gostaríamos de utilizar para essa finalidade. Neste artigo ensinamos você a modificar essa pasta padrão para qualquer outra de sua preferência.

Internet Explorer 8

Felizmente ou não, no IE8 não há a possibilidade de estipular uma pasta prévia para que todos os arquivos sejam direcionados. No navegador da Microsoft você determina esses detalhes sempre que um novo download estiver para começar. Ao realizar a tarefa a seguinte janela aparece na tela:

Para baixar o arquivo, siga estas dicas:

1.    Clique na função “Salvar”;

2.    Escolha a pasta de destino para o download.

Caso não queira salvar o dado no computador, utilize a função “Executar” e aguarde o processo. Assim que ele for completado, o Internet Explorer executa o download automaticamente. Esse método é bastante útil para instaladores que você não queira manter no PC.

Firefox

No Firefox a pasta padrão para os downloads fica localizada em C:\Users\Nome do Usuário\Downloads. Para modificar esse local basta realizar o seguinte:

1.    Acesse a função “Opções”, dentro da aba “Ferramentas”;

2.    Na aba “Geral”, encontre a função “Downloads”;

3.    Clique em “Procurar” e selecione uma nova pasta para seus arquivos.

A função “Sempre perguntar onde salvar arquivos” é muito útil para quem gosta de salvar diferentes tipos de conteúdo – executáveis, documentos, textos – em suas devidas pastas, sem precisar movê-los a partir de um diretório comum.

Chrome

Mudar a pasta de downloads padrão do Google Chrome é muito semelhante ao processo no Firefox. Confira as dicas abaixo:

1.    Clique no botão em forma de chave de boca e encontre a função “Opções”;

2.    Na aba “Configurações Avançadas”, encontre a função “Downloads”;

3.    Clique em “Procurar” e selecione uma nova pasta para seus arquivos.

Como no Firefox, o Chrome também apresenta uma função para perguntar onde salvar os arquivos. Para ativá-la marque a caixa de seleção “Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer o download”. Caso você tenha escolhido alguns programas para abrir certas extensões automaticamente, é possível desfazer o processo ao clicar em “Limpar configurações de abertura automática”.

Opera

Para modificar a pasta padrão de downloads do Opera, que é a mesma do Firefox - C:\Users\Nome do Usuário\Downloads -, é necessário realizar os seguintes procedimentos:

1.    Clique no ícone com a letra “O” e vá até a função “Preferências”, como indicado na figura abaixo:

2.    Em “Avançado”, localize a função “Transferências”;

3.    Clique em “Escolher” para mudar o local do download.

Safari

O navegador da Apple chegou há pouco tempo na plataforma Windows, mas já mostra que não deve em nada para os melhores programas do gênero. Para modificar a pasta de downloads do Safari faça as alterações indicadas abaixo:

1.    Clique no botão com a forma de uma engrenagem e acesse a função “Preferências”;

2.    No guia “Geral”, clique na lacuna “Downloads” e selecione “Outro”;

3.    Escolha a nova pasta para salvar seus arquivos.

Ao clicar em “Sempre avisar antes de transferir” você não precisa confirmar o download da maioria dos arquivos. Executáveis e aplicativos com extensões  que possam trazer risco ao usuário sempre precisam de confirmação antes do início do download.

Com todas essas dicas você pode colocar qualquer pasta de sua preferência como padrão para os downloads nos navegadores mais famosos da atualidade. Caso tenha mais informações para acrescentar, não deixe de ajudar a comunidade do Baixaki!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.